I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008




sem falarmos sem nenhuma previa hoje nós estreamos a coluna voltando ao tempo é nada mais do que falar sobre uma novela que até hoje marca no telespectador a novela vamp.


Vamp foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 19 horas pela Rede Globo entre 15 de julho de 1991 e 8 de fevereiro de 1992 em 179 capítulos. Foi escrita por Antônio Calmon e dirigida por Jorge Fernando.


Sinopse
Em Armação dos Anjos, litoral do estado do Rio de Janeiro, o capitão reformado Jonas Rocha, viúvo com seis filhos, casa-se com a historiadora Carmem Maura, também viúva e com seis filhos. Eles terão problemas inéditos, além daqueles comuns a uma família numerosa, ao entrar em contacto com os vampiros que assolam a cidade com a chegada da famosa cantora Natasha para a gravação de um clipe.
Natasha, uma cantora de rock, vendeu sua alma ao terrível Conde Vladymir Polanski, chefe dos vampiros, para brilhar na carreira. Mas ele descobre que em encarnações passadas ela era Eugênia, o seu amor, que preferiu ficar com Rocha, a outra vida do Capitão Jonas. O conde passa então a perseguir Natasha e a família do capitão, inclusive usando de seus poderes para envolver Carmem Maura.
Natasha, por sua vez, quer destruir Vlad para se livrar de sua maldição. A única arma de que dispõe para isso é a Cruz de São Sebastião, que está escondida em algum lugar em Armação dos Anjos. A cruz deve ser manejada por um homem chamado "Rocha". O herói é portanto o Capitão Jonas.
Também está em Armação o bandido Jurandir, fugindo de Cachorrão, um líder de marginais que Jurandir assaltou por engano. Na cidade, ele se esconde nas vestes de um padre, fica amigo da garotada e recebe o apelido de Padre Garotão. A batina, no entanto, não é tropeço para seu louco namoro com Marina, a protegida de Cachorrão.


elenco

Cláudia Ohana - Natasha/Eugênia Queiroz
Ney Latorraca - Vlad (Conde Vladymir Polanski) / Otavinho
Patrícia Travassos - Mary Matoso
Otávio Augusto - Matoso
Guilherme Leme - Gerald Lamas
Bel Kutner - Scarleth de Araújo Góes
Marcos Frota - Augusto Sérgio
Vera Holtz - Alice Penn Taylor
Nuno Leal Maia - Jurandir (Padre Garotão)
Fábio Assunção - Lippi (Felipe Rocha)
Reginaldo Faria - Capitão Jonas Rocha/Felipe Rocha
Joana Fomm - Carmem Maura de Araújo Góes Rocha
Daniela Camargo - Lena de Araújo Góes
Luciana Vendramini - Jade Rocha
Flávio Silvino - Matosão
André Gonçalves - Matosinho
Paulo Gracindo - Arlindo Cachorrão
Bete Coelho - Jezebel
Evandro Mesquita - Simão
Bia Seidl - Soninha
Cleyde Yáconis - Virgínia
Carol Machado - Dorothy de Araújo Góes
Rodrigo Penna - León
Fernanda Rodrigues - Isa (Isadora Rocha)
Vera Zimmermann - Marina
Tony Tornado - Pai Gil
Francisco Milani - Max
Oswaldo Louzada - Padre Eusébio
Juliana Martins - Esmeralda Rocha
Jonas Torres - Daniel
Hilda Rebello - Hermínia
Norma Geraldy - Hemengharda
Marcos Breda - Rafael/Diogo Queiroz
Henrique Farias - Nando (Fernando Rocha)
Pedro Vasconcellos - João
João Rebello - Sig (Sigmund de Araújo Góes)
Igor Lage - Pingo
Paulo José - Ivan
Zezé Polessa - Sílvia
Aída Leiner - Branca
José Paulo Jr. - Tico
Frederico Mayrinck - Pedro
Amora Mautner - Paula
Aleph Del Moral - Rubinho (Rubens de Araújo Góes)
Marcelo Picchi - Moreira
Jorge Cherques - Frei Bartolomeu
Marcos Alvisi - Padre Estevão
Luís Salém - jornalista que narra os fatos estranhos em Armação dos Anjos durante toda a novela
Inês Galvão - Joana
Rejane Schumann - Maria Carmem
Eduardo Machado - Frei Ambrósio


ibope

Vamp ocupa a segunda colocação de audiência em tramas das 19h. Estreou com 51 pontos, 56 de pico e 70% de share. O capítulo seguinte registrou 52 pontos, 58 de pico e 72% de share. Médias mensais:
29 de julho a 29 de agosto: 51 pontos
30 de agosto a 30 de setembro: 50 pontos
1 a 30 de outubro: 53 pontos
31 de outubro a 1º de dezembro: 52 pontos
2 de dezembro a 2 de janeiro: 48 pontos
3 a 21 de janeiro: 52 pontos
Sua média geral foi de 50 pontos. O último capítulo atingiu 61 pontos, 72 de pico e 85% de share. A reprise conseguiu 55 pontos, 58 de pico e 72% de share.


curiosidades


Exibida entre 15 de julho de 1991 e 8 de fevereiro de 1992 em 179 capítulos.
Foi uma trama altamente marcante na memória do telespectador brasileiro graças ao seu grau de inovação na dramaturgia. Uma grata surpresa no universo das novelas. Uma das façanhas da trama foi seu alto índice de audiência, superando inclusive o Jornal Nacional e a então novela das oito, O Dono do Mundo, de Gilberto Braga, tradicionais carros-chefes do horário nobre. Vamp teve média geral de 50 pontos. Enquanto o Jornal Nacional marcava 51 pontos, a novela de Gilberto Braga marcava apenas 48 pontos, índice considerado baixíssimo para uma novela das 8 na época.
"Vamp" foi reprisada, onze meses após seu término, entre 4 de janeiro e 2 de julho de 1993, na Sessão Aventura, as 17h00, em 130 capítulos, tendo sido a última novela apresentada na faixa, com grande sucesso, e, média geral de 40 pontos no Ibope.
A cantora Paula Toller, sex symbol brasileira, da banda Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, foi a primeira convidada para fazer Natasha, mas recusou o convite
Grande sucesso da atriz Cláudia Ohana como Natasha. Na época a atriz não podia nem sair de casa por causa do assédio dos fãs.
Grande sucesso do ator Ney Latorraca, como Conde Vlad. Memorável a cena em que ele dança uma coreografia mórbida da canção Thriller de Michael Jackson no cemitério.
A história se passa em Armação dos Anjos, cidade fictícia do litoral do Rio de Janeiro. Todas as cenas de praia, foram gravadas em Búzios. O elenco jovem se reunia sempre por lá, cenário da Pousada do Capitão Jonas Rocha, personagem de Reginaldo Faria.
Até hoje, a novela é maior referência do vampirismo nacional ao lado da música Doce Vampiro, de Rita Lee, apesar do surgimento recentes de autores de livros vampirescos como André Vianco.
Vamp tinha referências a vários filmes e livros vampirescos de forma indireta, como à A dança dos vampiros, Os garotos perdidos, A hora do espanto, O vampiro Lestat e Drácula, entre outros.
Alguns dos atores que integraram o elenco de Vamp tiveram passagens bem-sucedidas pela telenovela Top Model, também de Antônio Calmon, o programa de humor TV Pirata, além do seriado Shop Shop.
A novela fez referências ao filme Drácula de Bram Stocker, de Francis Ford Coppola, que estrearia um ano depois. Isso ocorreu na cena em que Ms. Penn Taylor (Vera Holtz) fala do filme pro seu pupilo, Augusto Sérgio (Marcos Frota), por telefone.
Título provisório: Os vampiros vão atacar.
O figurino dark da novela foi bastante inovador, nada devendo aos dos filmes de Hollywood), sem falar das musicas darks incidentais, compostas por André Sperling.
Outra inovação foram as lágrimas de sangue dos "darks" da novela.
Vamp fez sucesso tambem em Portugal, Venezuela (a ponto de um venezuelano citá-la como uma das melhores telenovelas brasileiras que passaram na TV de seu país), República Dominicana, Chile, México e Peru.
Bel Kutner se surpreendeu com a repercussão de Vamp, alem de declarar: “A gente sabe quando a novela marca uma geração depois que você é chamado pelo nome da personagem mesmo após dez anos”.
Vamp fez tanto sucesso na Venezuela, que a RCTV chegou a lançar promoção na época, além de entrevistar Cláudia Ohana, que protagonizou a novela e ganhou admiração do público venezuelano. Além dela, outros 2 atores da novela bem conhecidos dos venezuelanos eram Reginaldo Faria, por causa das novelas Ti Ti Ti e Vale Tudo, e Joana Fomm, pelas novelas Dancin' Days e Tieta.
Alguns atores de Vamp são parentes. Bel Kutner é filha de Paulo José. O diretor Jorge Fernando é filho de Hilda Rebello e tio de João Rebello. E Reginaldo Faria é pai de Marcelo Faria.
Claudia Ohana, que interpretava Natasha, cantou ela mesma, a música Sympathy for the Devil dos Rolling Stones.
Onze anos depois, em 2002, surgia a continuação de Vamp, a novela O Beijo do Vampiro, escrita por Antônio Calmon, também. Apesar de ter feito um relativo sucesso com as crianças, O Beijo do Vampiro não obteve o mesmo sucesso que Vamp. Tanto, que sua média geral de audiência foi de 28 pontos, enquanto que, Vamp, foi de 50. Além do que, sofreu várias críticas negativas na época.
Na época, foi lançado um álbum de figurinhas, com os personagens da novela, que virou um grande sucesso, nas bancas. Bem como uma trilha sonora complementar, Rádio Corsário, com as músicas que tocavam na rádio da novela.