I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Debasse de noticias

NOTICIAS
Air France trocará sensores que medem velocidade de voo nos Airbus, diz agência
Informação está em memorando interno da companhia obtido pela AP.
Tubos de Pitot defeituosos poderiam causar mudança de velocidade

A Air France enviou nesta sexta-feira (5) um memorando a seus pilotos dizendo que a companhia está trocando os instrumentos que ajudam a medir a velocidade de vôo em seus jatos da Airbus.



A Air France não comentou sobre o documento, obtido pela Associated Press, dizendo que ele era endereçado exclusivamente aos pilotos.

Uma das hipóteses para o acidente do voo 477, que ia do Rio de Janeiro a Paris e sumiu com 228 pessoas a bordo, é a de leitura incorreta da velocidade do aparelho.

O memorando diz que a empresa está trocando os instrumentos, conhecidos como tubos de Pitot, e que o processo deve estar concluído em semanas. O documento não informa quando a troca vai começar.

Tubos de Pitot são tubos metálicos em forma de L, com cerca de 20 centímetros de largura no lado maior, que saem das asas ou da fuselagem do avião.

A pressão do ar que entra no tubo permite que os sensores meçam a velocidade e o ângulo do deslocamento do voo, além de captar outras informações menos vitais, como a da temperatura do ar fora da aeronave.

Eles são aquecidos para evitar que congelem.

Um tubo de Pitot bloqueado ou defetuoso poderia fazer o sensor de velocidade operar incorretamente, levando o computador que controla o avião a acelerar ou desacelerar de maneira potencialmente perigosa.


Um das teorias que poderiam explicar o acidente é a de que os sensores de velocidade congelaram-se, passando informações incorretas para os computadores do avião. O piloto automático teria então determinado que a aeronave voasse rápido ou devagar demais durante uma turbulência provocada pelas tempestades da região do acidente.

A Airbus mandou um aviso às empresas aéreas lembrando-as como dirigir o Airbus A330 em condições similares.

A Airbus disse que as autoridades francesas que investigam o acidente descobriram que o voo acidentado enfrentou tempo turbulento e teve "inconsistência" na leitura de velocidade em seus diferentes instrumentos.

Entenda como será feita a investigação do acidente da Airbus
Processo por 'homicídio culposo' foi aberto a pedido do MP da França.
Especialista em legislação aeronáutica diz que Paris será mais rápida

O Tribunal de Paris instaurou, nesta sexta-feira (5), um processo por "homicídio culposo" em razão do desaparecimento do Airbus A330 da Air France com 228 pessoas a bordo, quando voava do Rio de Janeiro a Paris. O pedido de abertura foi encaminhado pelo Ministério Público francês. Além da Justiça francesa, o Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês) centraliza a apuração das causas do acidente. O advogado Renato Covelo, diretor da Comissão de Direito Aeronáutico da OAB/SP, considera o foro estrangeiro como o mais adequado para o caso

"Apesar de não se saber o ponto exato da queda e por isso não ser possível determinar se o acidente aconteceu em área de responsabilidade brasileira ou estrangeira, entendo que o foro francês é o mais adequado a fazer a investigação. Desta forma, o resultado final apontando as causas do acidente será divulgado mais rapidamente", disse Covelo.





Ele citou a convenção de Chicago, de 1944, trata das normas do transporte aéreo civil no mundo todo. "Os países que são signatários dessa convenção, como o Brasil e a França, têm de atender a essas normas. É a Organização de Aviação Civil Internacional, com sede em Montreal, no Canadá, quem regula a convenção."



Covelo afirmou que, no caso do acidente com o Airbus, em que há vítimas brasileiras, há um clamor e uma comoção natural para que o caso seja investigado no Brasil. "Mas o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que é o órgão técnico da Força Aérea Brasileira (FAB), vai investigar as causas do acidente. E isso será feito naturalmente. O documento elaborado por esse órgão não vai apontar culpados, pois não tem caráter punitivo e apenas vai indicar recomendações para que novos acidentes não ocorram."



Convenção internacional

O anexo 13 da convenção de Chigaco, que normatiza a investigação aeronáutica, diz que a investigação não deve ser punitiva. "Imagine você chamar uma tripulação para falar sobre um determinado acidente e sair de lá preso. Nunca saberíamos as causas de um acidente aéreo".



O advogado disse que quem investiga culpa é a polícia. "Não há nada que impeça a Polícia Federal de Natal ou de Pernambuco de investigar possíveias culpados pelo acidente. No âmbito aeronáutico, essa apuração deve ficar sob responsabilidade do Cenipa", afirmou Covelo.








Soberania, território e espaço aéreo

No caso de haver dúvida sobre a exata localização da queda do Airbus, o que manda a Convenção de Chicago é que a investigação seja feita no país de origem da bandeira da aeronave. "Onde estão sendo feitas as buscas, no meu entendimento, são águas internacionais. O local não é espaço aéreo brasileiro, mas área de jurisdição brasileira. O território brasileiro vai até 12 milhas náuticas da costa. Após essa área até 200 milhas, o Brasil tem direito de exploração econômica e, em alguns casos, tem jurisdição em alguns casos. Nunca exercerá soberania", disse o advogado.

Ele lembra que essa marcação territorial deve ser feita a partir do arquipélago de São Paulo e São Pedro. "O que ainda não temos resposta é sobre o que será considerado como o local do acidente. Se o ponto da última comunicação da aeronave ou a localização dos destroços."





Investigação globalizada

Todos os países que tiverem vítimas envolvidas no acidente podem requerer participação na investigação feita na França como observadores. "O próprio Cenipa pode participar desse trabalho", disse Covelo.



No caso de haver necessidade de as autoridades francesas ouvirem depoimento dos controladores de voo do Recife, o procedimento poderá feito no Brasil e o documento enviado pelo Cenipa para as autoridades francesas. "Essa colaboração entre os órgãos de investigação é comum", afirmou o advogado.







Governo da França procura as causas

A investigação sobre o que aconteceu com a aeronave está sendo coordenada pelo Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês). O BEA é o organismo nacional do país encarregado das investigações técnicas relacionadas com incidentes da aviação civil, com autoridade para intervir até fora da França.



A apuração feita por eles busca coletar e analisar informações e recomendações de segurança para buscar previnir futuros incidentes envolvendo aeronaves. O investigador encarregado da BEA de analisar as informações relacionadas ao voo 447 é Alain Bouillard. Ele foi um dos responsáveis por suspender a licença de voo do Concorde, em 2000, após o acidente que 113 pessoas, na França.

Desde o dia do acidente, o BEA designou uma equipe de investigações para avaliar as informações coletadas pela companhia aérea e pela fabricante da aeronave. O escritório recomenda que sejam evitadas especulações sobre as causas do acidente até que houvesse uma apuração detalhada dos fatos.

Cinco dias depois do desaparecimento da aeronave, o BEA divulgou um comunicado alegando que, até o presente estágio da investigação, só foram estabelecidos dois elementos. O primeiro é a presença, na proximidade da rota prevista do avião sobre o Atlântico, de movimentos atmosféricos verticais que se traduzem por correntes ascendentes e descendentes, características das regiões equatoriais. O segundo é a incoerência das diferentes velocidades medidas da aeronave, a partir da análise das mensagens automáticas transmitidas pelo avião.

Esse elemento permite supor que uma sonda possa ter sido danificada, transmitindo dados errôneos à tripulação sobre a velocidade do avião. Em consequência, a Airbus divulgou procedimentos a serem seguidos caso a tripulação suspeite de falhas nos indicadores de velocidade das aeronaves. Essa recomendação, confirmada pelo BEA, não implica que os pilotos tenham cometido erros, mas que os instrumentos de medição da velocidade estivessem funcionando incorretamente.



Um porta-voz da Airbus disse nesta sexta-feira que o alerta a seus clientes não implica que os pilotos da aeronave acidentada tenham feito algo de errado ou que uma falha de projeto tenha causado o desastre.

Justiça francesa procura responsáveis

Além da investigação técnica sobre o que pode ter ocorrido, o Tribunal de Paris, a pedido do Ministério Público, abriu um processo por "homicídio culposo" relacionado com o desaparecimento do avião. "Devido ao desaparecimento do avião Airbus A330 da Air France entre o Rio de Janeiro e Paris na noite de 31 de maio para 1º de junho de 2009, o Ministério Público de Paris abriu um processo por homicídio culposo" para investigar a responsabilidade pela tragédia.

A instrução do sumário estará a cargo da magistrada Sylvie Zimmerman. O inquérito judicial deve determinar eventuais responsabilidades penais e procurar determinar as causas da catástrofe. A magistrada poderá designar especialistas e confiar o inquérito a um ou vários serviços, como a polícia do transporte aéreo.

O Ministério Público havia aberto uma investigação preliminar na terça-feira à noite por este caso e adiantado que "rapidamente" seria iniciado um processo. Fontes do Ministério Público explicaram que a instrução judicial foi levada em consideração, pois "haverá diversas rogatórias internacionais e numerosas vítimas".

Cada uma das famílias das 228 vítimas receberá uma notificação por correio na qual "será informada a respeito deste procedimento penal, da designação de associações de ajuda às vítimas e do início de um procedimento civil no Tribunal de Paris", acrescentou.

As famílias receberão outra carta da seção civil do Ministério Público para "fornecer a elas todas as informações úteis sobre este procedimento civil", acrescentou o órgão, que também deu dois números de telefone para que os familiares possam se comunicar com sua seção civil: (00 331) 44 32 67 00 o (00 331) 44 32 57 04.
2ª noticia importante do dia
Universidades paulistas divulgam calendário unificado do vestibular 2010
Confira as datas de inscrição e de provas.
Fuvest realizará a primeira fase em 22/11

Pela primeira vez, as inscrições para a Fuvest serão feitas pela internet. As datas de provas e de inscrição foram divulgadas nesta sexta-feira (5). Como já aconteceu em anos anteriores, oito das principais universidades paulistas definiram um calendário unificado para que não haja sobreposição de datas.



As instituições começaram a divulgar, nesta sexta-feira, as datas de inscrição e de provas para o vestibular 2010. Confira algumas delas abaixo. A Universidade Federal do ABC (UFABC) usará o novo Enem e, portanto, as datas de prova serão as divulgadas pelo Ministério da Educação para o exame.



Fuvest

A partir do dia 3 de agosto, o manual do candidato vai estar disponível para consulta no site www.fuvest.br. As inscrições começarão no dia 28 de agosto e deverão ser feitas pela internet.

Os locais de prova da primeira fase serão divulgados no dia 16 de novembro. O exame acontecerá no dia 22 de novembro. As provas da segunda fase aconceterão de 3 a 5 de janeiro.

Unicamp

A inscrição deverá ser feita entre os dias 13 de agosto e 6 de outubro, pela internet. O valor da taxa de inscrição ainda não foi definido. A primeira fase ocorrerá no dia 15 de novembro, incluindo as provas de redação e de questões sobre ciências biológicas, física, geografia, história, matemática e química.

A segunda fase acontece de 10 a 13 de janeiro. As provas de aptidão para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música serão realizadas em Campinas, de 18 a 21 de janeiro.



Universidade Estadual Paulista (Unesp)

As inscrições da Unesp serão realizadas, pela internet, de 8 de setembro a 2 de outubro. De 21 a 23 de outubro, os candidatos serão convocados para a prova da primeira fase, programada para o dia 8 de novembro. A divulgação da lista de resultado da primeira fase e convocação para as provas de habilidades está marcada para 30 de novembro.

A segunda fase será nos dias 20 e 21 do mesmo mês. A divulgação da convocação para matrícula e da lista de espera acontecerá em 29 de janeiro.



Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

A inscrição para a primeira fase (Enem) será de 15 de junho a 17 de julho pelo site do Inep. As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de outubro.



As inscrições para a segunda fase acontecem de 1º a 30 de setembro pelo site www.unifesp.br. Inicialmente, a Unifesp havia divulgado que essas inscrições se dariam em outubro, mas corrigiu a informação.



Essa fase, que é obrigatória para todos os candidatos, terá questões de língua portuguesa, estrangeira e redação e conhecimentos específicos. As provas serão realizadas nos dias 17 e 18 de dezembro.

A divulgação dos resultados do vestibular, que somará a nota do Enem e da prova/segunda fase, será no dia 28 de janeiro e a matrícula no dia 9 de fevereiro.



Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)
As inscrições para o vestibular 2010 do ITA vão de 1º de agosto a 15 de setembro. Os pré-requisitos são ter concluído ou estar concluindo o ensino médio neste ano e ser solteiro(a).



As provas acontecem de 15 a 18 de dezembro (fase única). As inscrições serão feitas pelo site . A taxa é de R$ 100. A lista de aprovados sai em 30 de dezembro.



PUC-SP

As inscrições estarão abertas entre os dias 19/10 e 24/11; a prova será realizada dia 29/11. A primeira chamada de aprovados será dia 22/12, e as matrículas da primeira chamada acontecem dias 5, 6 e 7 de janeiro de 2010. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3670-3344.



PUC-Campinas

A data das inscrições ainda não foi definida. A prova geral do vestibular 2010 da PUC-Campinas acontece no dia 28 de novembro, um dia depois da prova de linguagem arquitetônica e provas específicas. Os resultados serão divulgados em 11 de dezembro, e a matrícula dos convocados acontece de 16 a 18 de dezembro. O início da chamada da lista de espera será em 5 de janeiro.



Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
A instituição decidiu utilizar, além de suas próprias provas, a nota do Enem em seu vestibular 2010. A nota final do candidato será composta 50% pelo ENEM e 50% pelas provas realizadas pela própria UFSCar.



O Conselho decidiu também que a UFSCar manterá processo próprio de inscrição no vestibular e convocaçãoo para matrículas, ou seja, não vai aderir ao sistema unificado proposto pelo Ministério da Educação.



Universidade Federal do ABC (UFABC)
A universidade adotou o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como processo seletivo. Para participar, o candidato terá de se inscrever no sistema do Enem.

3ª noticia importante do dia
Bovespa tem leve queda no dia, mas termina semana com ganhos
Nesta sexta-feira, índice Ibovespa caiu 0,23%, aos 53.341 pontos.
No acumulado da semana e do mês, indicador teve valorização de 0,27%.

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) terminou em baixa de 0,23% um pregão volátil, em que oscilou entre os terrenos positivo e negativo por diversas vezes, nesta sexta-feira (5). No fechamento, o índice Ibovespa, referência para o mercado nacional, fechou aos 53.341 pontos.

Apesar da leve queda nesta semana, quando o indicador chegou a superar os 55 mil pontos e a marcar valorização anual de mais de 45%, no acumulado da semana e do mês de junho a Bovespa teve valorização de 0,27%.



O volume financeiro negociado no dia foi de R$ 4,86 bilhões, mais uma vez evidenciando a presença do investidor estrangeiro no mercado nacional.



Entre os ativos de maior peso na carteira, Petrobras PN caiu 0,32%, para R$ 33,98; Vale PNA avançou 0,24%, a R$ 32,50; Itaú Unibanco PN perdeu 0,84%, para R$ 31,73; já BM & FBovespa ON aumentou 0,40%, cotada a R$ 12,30; e Bradesco PN teve desvalorização de 0,76%, a R$ 29,73.



Nesta sexta, os mercados reagiram principalmente aos dados de desemprego nos Estados Unidos, divulgados mais cedo. A taxa de desemprego subiu para 9,4% em maio, a maior desde 1983. Mas a perda de postos de trabalho ficou em 345 mil, bem inferior ao esperado, de 520 mil vagas.

Outros pregões

As bolsas norte-americanas fecharam sem direção definida no dia. O índice Dow Jones, referência para Wall Street, teve ganho de 0,15%, mostrando recuperação no fim do pregão. O indicador de tecnologia Nasdaq, entretanto, perdeu 0,03% neste pregão.



As bolsas de valores da Europa terminaram em alta nesta sexta-feira, conduzidas por ações de mineradoras, bancos e petrolíferas. O índice FTSEurofirst 300, referência das principais praças da região, avançou 0,7%, para 872 pontos, acumulando ganho semanal de 1,2%.



As bolsas de valores da Ásia avançaram, impulsionadas por dados de empregos do setor privado nos Estados Unidos desta semana, que criaram otimismo sobre o relatório oficial do governo do país de postos de trabalho.



(Com informações da Reuters e do Valor OnLine)

4ª noticia mais importante do dia
Caixa reduz os juros do financiamento habitacional
Segundo instituição, novas taxas passam a valer a partir de segunda.
Banco empresta R$ 13,2 bi em crédito imobiliário até maio e bate recorde

A Caixa Econômica Federal informou nesta sexta-feira (5) que reduziu os juros dos empréstimos habitacionais com recursos da poupança. As novas taxas, segundo a instituição, ficarão entre 8,2% e 11,5% ao ano, acrescidas da taxa referencial (TR) e passam a valer a partir da próxima segunda-feira (8). As taxas de juros variam de acordo com a forma como o pagamento será feito e com o valor do imóvel. O banco informou que as novas taxas de juros podem reduzir as prestações em até 10,58%.

Para os financiamentos enquadrados no Sistema Financeiro da Habitação (SFH), imóveis com valor de até R$ 500 mil, a Caixa informou que a redução de juros chega a um ponto percentual. Para unidades habitacionais avaliadas em até R$ 150 mil, as taxas serão de 8,9% ao ano, na opção de pagamento via boleto bancário; de 8,4% ao ano para o mutuário que escolher por débito em conta e de 8,2% ao ano para aqueles que tiverem cesta de produtos (conta corrente, cheque especial e cartão de crédito). Anteriormente, os juros variavam entre 8,4% a 9,4% ao ano.

Os empréstimos para compra de imóveis no valor de R$ 150 mil a R$ 500 mil terão juros de 10,5% ao ano caso do pagamento via boleto; de 10% ao ano para débito em conta e de 9,5% ao ano para cesta de produtos. Antes da redução, a Caixa informou que praticava juros de 9,5% e 10,5% ao ano para imóveis avaliados entre R$ 130 mil e R$ 200 mil e de 11,5% a.a. para unidades com valor entre R$ 200 mil e R$ 500 mil.

"Um mutuário de 30 anos que financiar um imóvel no valor de R$ 150 mil, num prazo de até 30 anos, terá uma redução de 10,58% no valor da prestação. Com a taxa anterior ele pagava R$ 1.515,27 por mês. Agora o pagamento será de R$ 1.354,96. Se o imóvel for avaliado em R$ 400 mil, no mesmo prazo, a redução chega a 5,61% - ou seja, uma prestação de R$ 2.282,95 cai para R$ 2.154,86", informou a instituição financeira.

O banco informou ter reduzido também os juros das operações fora do SFH (imóveis acima de R$ 500 mil) em 0,5% ao ano. Para pagamento por boleto, os juros são de 11,5% ao ano; débito em conta são de 11% ao ano e de 10,5% ao ano para cesta de produtos.

"Para a Caixa, principal agente das políticas de Governo Federal e líder no mercado imobiliário, é muito importante oferecer as melhores condições para operações de crédito", afirmou a presidente da instituição, Maria Fernanda Ramos Coelho. Hoje o banco responde por 70% do mercado do país. O SBPE oferece prazo de pagamento de até 30 anos e as quotas de financiamentos chegam a 90% do valor do bem.

Recorde de financiamentos

A Caixa informou ainda que foi batido um novo recorde em financiamento habitacional. O banco liberou, nos cinco primeiros meses do ano, R$ 13,2 bilhões em financiamentos imobiliários, em 275.464 contratos. O volume, de acordo com a instituição, é 106% maior do que se igual período do ano passado, quando o banco emprestou R$ 6,5 bilhões. Já o número de pessoas beneficiadas subiu em 113% neste ano. Até o fim de 2009, a Caixa estima aplicar no setor cerca de R$ 30 bilhões.

5ª noticia mais importante do dia
Receita libera consulta para 1º lote de restituição do IR
Quem caiu na malha fina em 2008 também pode receber agora.
Idosos sem pendências com a Receita recebem neste primeiro lote

A Receita Federal abriu nesta sexta-feira (5) a consulta ao primeiro lote de restituições de 2009 (ano calendário 2008). Quem caiu na malha fina em 2008 (ano calendário 2007) também pode receber neste lote. O contribuinte poderá ter acesso aos dados pela página do órgão na internet ou pelo telefone 146. É preciso informar o número do CPF.

O dinheiro estará disponível na conta no dia 15. Este primeiro lote, de acordo com a Receita, contempla todos os contribuintes idosos sem pendências.



A restituição de quem caiu na malha fina em 2008 também será escalonada, e, caso o contribuinte não receba agora, o dinheiro deve cair nos próximos lotes. A próxima restituição estará disponível no dia 15 de julho. Os contribuintes também podem ser avisados da liberação da restituição por mensagem de celular, como anunciou a Receita no último dia 29 de maio.


No total, o órgão deve pagar R$ 1,55 bilhão a 1.274.345 pessoas que têm imposto a restituir – incluídos os que declararam neste ano e os que caíram na malha fina no ano passado.

Esse é o primeiro lote “multiexercício”, anunciado na quarta (3). Com o início desses lotes de restituição, as devoluções de IR passarão a englobar, em conjunto, os contribuintes do IR deste ano, por exemplo, e do ano de 2008, (ano-base 2007), de pessoas que caíram na malha fina no ano passado.

6ª noticia mais importante do dia
Visibilidade está prejudicada em área de busca pelo voo 447, diz Aeronáutica
Apesar disso, todas as aeronaves decolaram e procuram destroços.
Parentes foram para o Recife e devem conversar com piloto

A visibilidade na área de buscas pelo voo 447, na região de Fernando de Noronha, está prejudicada na manhã desta sexta-feira (5), segundo o tenente-brigadeiro Ramon Borges Cardoso, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, que participa das operações. O avião da Air France, com 228 pessoas a bordo, decolou do Rio de Janeiro em direção a Paris, no domingo (31), e desapareceu



Cardoso disse que, apesar da visibilidade prejudicada, todas as aeronaves usadas nos trabalhos de resgate decolaram e foram deslocadas para regiões onde as condições meteorológicas estão melhores. A previsão é de que cinco áreas sejam vasculhadas nesta sexta. De acordo com ele, o perímetro de busca "vai se ampliando" por conta do deslocamento de água provocado por correntes marítimas.



Na quinta, Cardoso disse que "nenhum material do avião foi recolhido". Nesta sexta, ele não confirmou que destroços do voo 447 foram retirados da água. "Nós tivemos de concreto, no início, a mancha de querosene, a poltrona e alguns pedaços da aeronave que faziam parte de uma área um pouco maior, de aproximadamente três quilômetros de destroços, onde havia fiação e partes internas da aeronave. Este foi o material que nós vimos e que realmente fazia parte dessa aeronave", afirmou. "Os outros materiais que vimos, muitos foram descartados imediatamente, porque não pareciam parte da aeronave. Alguns que ficamos em dúvida, nós consideramos, porque têm que ser vistos. Independente de serem ou não [do Airbus], serão recolhidos e a confirmação virá depois que estiverem dentro do navio."

O tenente-brigadeiro afirmou que, com o passar do tempo, as chances de encontrar sobreviventes ou corpos de ocupantes do avião "são cada vez mais remotas".



Viagem

Mais cedo, um grupo com parentes dos passageiros embarcou do Rio de Janeiro para o Recife, em um avião da Força Aérea Brasileira. Cardoso disse que um piloto que participa das buscas vai conversar com os familiares, na base aérea do Recife, para explicar o que está sendo feito.



Os parentes dos passageiros não vão para Fernando de Noronha e não devem embarcar nos aviões que fazem a busca. “O trabalho de busca é uma missão dura e complexa que só pode ser feito por equipe especializada. Não vamos submeter os familiares a esse desgaste”, falou Borges Cardoso.



Sobre possíveis causas da queda do AF 447, o tenente-brigadeiro afirmou não ser trabalho das autoridades brasileiras. “Nós não estamos buscando as causas do acidente. Nosso trabalho é auxiliar da melhor forma possível as autoridades francesas.”


Mudança

A companhia aérea Air France informou em comunicado, nesta sexta, que a partir de domingo (7), o voo AF 447, que faz a rota entre os aeroportos Galeão (Rio de Janeiro) e Charles de Gaulle (Paris), receberá a numeração AF 445.



Segundo a empresa, o voo AF 444 entre Paris e Rio de Janeiro irá continuar com a mesma numeração.


A empresa Airbus avisou para seus clientes do A330 (mesmo modelo da aeronave que desapareceu) para que alertassem as tripulações a seguir os procedimentos padrões caso suspeitem que os indicadores de velocidade estejam falhando.

-------------------------------------
AGORA NOTICIAS DO ESPORTE


Kaká não fala como jogador do Real, mas assina camisa do clube merengue
Sorridente, craque atende pedido de torcedora e dá autógrafo no uniforme do time espanhol

Kaká ainda não assumiu publicamente que jogará pelo Real Madrid. Mas deu um sinal nesta sexta-feira, após o treino da seleção brasileira, que seu destino pode ser realmente a Espanha: abordado por uma torcedora no saguão do hotel em Montevidéu, o ex-são-paulino autografou uma camisa do time merengue.

- Ele foi muito simpático. Viu que a camisa era do Real, assinou do lado do símbolo. Ele levou muito na boa - disse a paulista Elenice Salustio, que está no Uruguai para ver o jogo do Brasil com a Celeste, sábado, pelas eliminatórias.

A seleção foi recebida por vários torcedores no hotel, após o treinamento. No lado de fora, o goleiro Victor parou para tirar fotos com uma torcedora do Grêmio. No saguão, Kaká posou com fãs e assinou outras camisas, além da do Milan. Alexandre Pato também foi simpático com torcedores vestidos com a camisa do Internacional. Alguns jogadores da Universidad do Chile, que estão concentrados no hotel também, voltaram a tietar os craques brasileiros e pediram fotos e assinaturas.

Desde que se apresentou a seleção, Kaká não deu entrevistas. O jogador está perto de ser anunciado como reforço do Real Madrid, que pagará €65 milhões (R$ 179,1 milhões) pelo ex-são-paulino ao Milan. Segundo a imprensa italiana, a transferência so será anunciada após as eleições do Parlamento Europeu, neste fim de semana, já que Silvio Berlusconi, primeiro-ministro do país e dono do Milan, teme perder votos com a saída de Kaká. A confirmação deve sair no próximo domingo.


Depois de sofrer lesão no joelho, Gustavo Nery diz que Fábio Costa foi desleal
Lateral esquerdo ficará dois meses afastado dos campos de futebol

O empate da última quinta-feira com o Santos, em 3 a 3, no Bruno José Daniel, ficará marcado na cabeça do lateral esquerdo o Gustavo Nery. Entretanto, as memórias do atleta do Santo André não são as boas jogadas ou lances de efeito, mas, sim, de uma grave lesão no joelho esquerdo. Aos 28 minutos do primeiro tempo, Nery levou a pior em uma dividida com o goleiro Fábio Costa, que tirou o ala do jogo.

- Estou muito chateado com esta situação. Estava tendo uma boa sequência de jogos, me sentindo bem fisicamente, e agora tenho que ficar parado. Foi um lance que poderia ter sido evitado. O Fábio Costa não foi leal no lance. Ele não precisava ter feito isso, foi algo totalmente desnecessário - afirmou Nery.

Na tarde desta sexta-feira, Gustavo Nery foi submetido a um exame de ressonância magnética, que constatou lesões no menisco medial e no ligamento colateral lateral do joelho esquerdo. Com isso, o atleta, que já defendeu a seleção brasileira, passará por uma artroscopia, segunda-feira, e deve desfalcar o Ramalhão nos próximos dois meses.

- Eu nunca tive uma lesão no joelho. Só fui ter um problema desse aos 31 anos. Se ele tivesse visado a bola, eu não estaria nesta situação. Agora é trabalhar forte para tentar voltar o mais rápido possível - declarou.


Leandrinho lança projeto e admite: 'Não considero que fiz uma boa temporada'
Armador do Phoenix Suns fala sobre seu desempenho no ano e novas propostas ao anunciar acampamento de treinamentos para jovens atletas

Quando começou sua carreira, a rotina de um jogador profissional de basquete era tudo o que ele queria conhecer. Agora, titular do Phoenix Suns, Leandrinho quer passar um pouco de sua experiência na NBA para jovens atletas. Para isso, o armador irá promover um acampamento de treinamentos para meninos de 10 a 16 anos e meninas de 10 a 14, a partir de 7 de julho, em São Bernardo do Campo (SP).

- Gostaria de ter tido essa oportunidade quando eu era mais jovem. Eu vou entrar de cabeça nesse projeto, vou jogar junto com a garotada e lá eles vão conhecer um pouco da minha rotina, que não é fácil – disse Leandrinho, lembrando que essa iniciativa é muito comum nos Estados Unidos.



O armador, que recebeu a imprensa nesta sexta-feira, também falou sobre seu momento na NBA e aproveitou para fazer uma auto-análise de seu desempenho na última edição da liga americana.

- Não considero que fiz uma boa temporada. Algumas coisas que não eram para acontecer, infelizmente, acabaram prejudicando, como troca de técnico, queda de rendimento de alguns jogadores, ou seja, uma sequência de fatos. Aprendi muita coisa com o que eu fiz de errado e tenho bastante tempo para melhorar – afirmou, considerando “triste e desagradável” que, pela primeira vez em cinco anos, os Suns tenham ficado fora dos playoffs.

Apesar da decepção pela eliminação de sua equipe, Leandrinho prefere não falar sobre uma possível transferência de Phoenix.

- Todas as férias aparecem boatos de que vou para outro lugar, que vou ser trocado, mas procuro não saber, apesar de alguns amigos correrem para me contar. Seja o que for que aconteça, ficarei feliz – declarou.

Espectador da finais da NBA, o armador tem seu time preferido para ganhar o anel desta temporada.

- Admiro muito o Kobe (Bryant, do Los Angeles Lakers), mas acho que dá Orlando. Apesar do resultado do jogo de ontem (perdido pelo Magic por 100 a 75), ainda acho que eles conseguem vencer os três jogos em casa – disse Leandrinho, apostando em uma série com sete jogos.



Brasil já tem estrutura para grandes eventos, diz Leandrinho


Ao apresentar o projeto de seu acampamento, Leandrinho aproveitou para citar diferenças e semelhanças entre a estrutura oferecida aos jogadores de basquete no Brasil e nos Estados Unidos.

- A gente nunca pode comparar o que temos com outros países, mas estamos no caminho certo. Acho que o Brasil já tem estrutura para receber eventos de grande porte.


Gramado do estádio Centenário, palco de Uruguai x Brasil, é retocado com tinta
Antes do treino da seleção, funcionários pintam a grama de verde para tentar esconder as péssimas condições do campo

A seleção brasileira fez nesta sexta-feira à tarde o reconhecimento do estádio Centenário, em Montevidéu, local da partida contra o Uruguai pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 . E o estado do gramado não é dos melhores.

Pouco antes de a seleção chegar ao estádio alguns funcionários tentavam esconder os problemas do campo. Para isso, pintavam partes do gramado com tinta verde. A grama está bem baixa e há vários pontos com terra. Além disso, o campo não está bem nivelado e a bola parecia quicar bastante durante o treino dificultando o domínio de bola.

Apesar do estado do gramado, o resto do estádio Centenário, palco da primeira Copa do Mundo, parece bem cuidado. As arquibancadas têm assentos novos, que eram limpos nesta sexta-feira por funcionários.

Todos os 52 mil ingressos para o duelo entre Uruguai e Brasil, neste sábado, a partir das 16h, foram vendidos. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em tempo real a partida. E a Rede Globo transmite ao vivo com a narração de Galvão Bueno.

---------------------------
AGORA NOTICIAS DE SAÚDE

Magra aos 20, 30, 40

TPM, ansiedade, stress, alterações hormonais, perda de músculos... A cada década, o corpo tem suas razões para resistir ao emagrecimento. A boa notícia é que mudanças na dieta ajudam você a virar esse jogo. Por isso, invista em alimentos integrais, antioxidantes e anti-inflamatórios: eles driblam as alterações que emperram a balança. E siga o cardápio certo para sua idade – dá para perder cerca de 1 quilo por semana!
por Eliane Contreras | fotos Alfredo Franco
20 anos
É fácil perder peso
Quem está acima do peso nessa fase tem a vantagem de o organismo responder mais facilmente às mudanças nos hábitos alimentares. É só reduzir a pizza, o refrigerante e o salgadinho para o excesso na cintura e no culote ir embora. Ok, por causa dos hormônios sexuais a mil, é comum você sentir mais fome. A nutricionista Marcella Amar e a cardiologista adepta da terapia ortomolecular Heloísa Rocha, ambas do Rio de Janeiro, sugerem alimentos que você deve colocar no prato para controlar melhor o apetite e vencer os desconfortos típicos dessa fase da vida.

• Arroz, massa e pão integrais: as fibras presentes nesses alimentos aumentam o tempo de absorção dos nutrientes da refeição, prolongando a saciedade. Elas também estimulam o intestino, desde que você beba água (oito copos por dia) – fibra sem água faz você ir menos ao banheiro.

• Leite, iogurte e queijo com baixo teor de gordura: garantem cálcio, que, entre os vários benefícios, ameniza os sintomas da TPM, como irritabilidade e ansiedade. Menos ansiosa, você controla melhor a vontade de doce.

• Feijão, lentilha, grão-de-bico e carne vermelha magra: são boas fontes de ferro, que, nessa faixa etária, costuma ficar em baixa por causa do fluxo menstrual intenso. Além de anemia e fraqueza, a carência do mineral pode desencadear a Síndrome da Fome Oculta – distúrbio que faz você comer muito e não se sentir satisfeita. Resultado: emagrecer fica cada vez mais difícil.

• Frutas cítricas e folhas escuras: oferecem vitamina C, importante para favorecer a absorção do ferro. Por ser um poderoso antioxidante (neutraliza os radicais livres), essa vitamina ainda é capaz de manter a pele jovem por muito mais tempo.



Nesta matéria:
20 anos: É fácil perder peso
20 anos: Cardápio
30 anos: Ansiedade engorda
30 anos: Cardápio
40 anos: Músculo é essencial
40 anos: Cardápio
Três passos para acelerar a dieta