I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Crítica: Por trás do Véu de Noiva

Crítica: Por trás do Véu de Noiva

Interessante. É dessa forma como posso definir a nova novela do SBT, “Vende-se um Véu de Noiva”, uma radionovela criada pela falecida Janete Clair e adaptada pela equipe de Iris Abravanel, autora da tão prometida, mal sucedida e didática “Revelação”.

Desta vez, o SBT demonstrou uma evolução em seu departamento de teledramaturgia, desde a organização – pois a nova trama foi colocada exatamente um dia depois do fim da outra – até no trabalho exibido ao público.

A abertura é bem feita e o texto de Iris está menos educativo e mais real, mais verdadeiro. Além dos diálogos melhor escritos, a cenografia é caprichada, principalmente na primeira fase, pois faz parecer que a época é realmente outra.

A iluminação possui características cinematográficas, como a utilização das noções de claro e escuro. Além desses itens, a direção de Del Rangel soube aproveitar todos esses pontos positivos e montar cenas – a grande maioria – que dizem por si só. Um trabalho realmente subjetivo e humano.

Com um elenco sem grandes nomes, a trama possui alguns destaques, como a interpretação da atriz Samantha Dalsoglio, na pele da vilã Eunice em sua primeira fase. Desde a primeira cena, graças à música de fundo, pode-se notar que a personagem não era a mocinha da história, mas a antagonista.

A empregada Isabel, vivida pela iniciante Márcia de Oliveira, conseguiu brincar com o drama e comédia ao mesmo tempo, apesar de diálogos desnecessários em alguns momentos. A respeito da atuação de Thais Pacholek nos primeiros capítulos da novela, apenas digo que a moça conseguiu sair do nível péssimo de atuação para o razoável.

No entanto, algumas escolhas foram erradas, como a do ator Nando Rodrigues, que tentou mostrar o sofrimento de seu personagem, mas quem sofreu foi o público que infelizmente teve que ver tal mico.

A história já entrou em sua segunda fase e trouxe consigo atuações que devem ser apreciadas, por exemplo: Elaine Cristina (Eunice) já está preparando o terreno para futuras grandes cenas. O mesmo vale para Zé Carlos Machado, Tânia Bondezan e Maria Estela, que teve uma boa interpretação na primeira fase.

Dessa forma, “Vende-se um Véu de Noiva” merece uma chance do público. Ainda não é uma novela imperdível, mas uma opção para os programas do horário.