I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Record só conseguiu vender cotas de patrocino com 90% de desconto




Segundo o colunista da Revista Veja,Lauro Jardim a Record estreou no domingo o reality show A Fazenda - sua grande aposta neste ano para incomodar a Globo em pleno horário nobre. No domingo, a audiência não foi lá essas coisas. Ontem, o ibope também não empolgou. De qualquer modo, o programa ainda tem longos 76 dias para deslanchar.

O que não tem mais jeito é a resposta comercial do programa. A Record investiu cerca de 34 milhões de reais em A Fazenda. Nas quatro cotas de patrocínio (para Coca-Cola, Procter&Gamble, Claro e Kia) foram arrecadados 14 milhões de reais, segundo apuração junto ao mercado publicitário. Desses 14 milhões de reais, 12 milhões de reais eram em dinheiro e 2 milhões de reais em permutas.

É importante observar que a Record botou à venda cada cota por 26 milhões de reais, mas houve um baita desconto para que o negócio fosse fechado. Se fossem vendidos pelo preço ofertado, a Record botaria no cofre 104 milhões de reais - e botou 14 milhões.

Dos 34 milhões de reais que a Record investiu no programa, 28 milhões de reais foram em equipamentos - e neste sentido, a emissora poderá alegar, com razão, que os equipamentos passam a ser patrimônio da Record e serão usados em outras atrações. Mas a realidade é que só vendeu as cotas com um desconto de 90% do valor original.