I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Governo estuda criar TV paga no celular




O Ministério das Comunicações e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estudam a criação de um serviço de TV paga para celulares.

O serviço, se criado, explorará os canais tipo TVA (Serviço Especial de TV por Assinatura), outorgados no final dos anos 80, nos primórdios da TV paga. Hoje, eles estão sendo usados parcialmente para TV aberta. Em São Paulo, há quatro deles: 19 (Globo), 30 (RIT, de R.R. Soares), 33 (Abril) e 50 (Band).

Segundo declarou ao site "Tela Viva" o secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins, a Anatel elaborou minuta de novo regulamento dos canais TVA que prevê que eles sejam utilizados para distribuir canais pagos em celulares, para multiprogramação ou parcialmente abertos.

Graças a novas tecnologias digitais e ao pequeno espaço ocupado de banda por canais para celulares, uma frequência pode carregar até 20 canais.

O Grupo Abril defende a transformação dos canais TVA em operações de TV paga para celular. A Globo é a favor do uso para multiprogramação codificada, o que significa quatro canais pagos para televisores convencionais ou até 20 no celular.

O principal entrave para a TV paga no celular é o modelo de negócio. As concessões pertencem a grupos de radiodifusão, que não cobram por conteúdos e terão aparelhos subsidiados por operadoras de telefonia.

A informação é da coluna Outro Canal, assinada por Daniel Castro na Folha desta quinta-feira (4).