I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Debasse de noticias

Juro real já está ao redor de 5% ao ano, o menor da história, diz Meirelles
Juros reais são calculados com abatimento da expectativa de inflação.
'Brasil é um dos poucos países com inflação dentro da meta', diz Meirelles.


O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse nesta quarta-feira (27), durante audiência pública no Congresso Nacional, que os juros reais brasileiros, isto é, após o abatimento da expectativa de inflação para os próximos doze meses, já está em 5,2% ao ano, ou seja, ao redor de 5% ao ano.



"Ouvíamos muitos economistas expressando que um dia [os juros reais] estariam se aproximando de 5%, perto do padrão internacional. Juro real de 5% é consistente com muitos emergentes. Não no dia de hoje [quando as taxas de juros ao redor do mundo caíram de maneira geral por conta da crise financeira], mas dentrro de um padrão histórico", avaliou Meirelles.



Segundo o presidente do Banco Central, a redução da taxa básica de juros, que atualmente está em 10,25% ao ano, o menor patamar da história, e que serve de referência para os juros bancários, contribuiu para a obtenção deste nível de juros reais. Com a decisão do BC, o Brasil deixou, no fim de abril, o posto de líder mundial de juros reais.



De acordo com Henrique Meirelles, a taxa de juros futura de 360 dias, ou seja, de um ano, do mercado financeiro, atualmente está em 9,38% ao ano, também a mais baixa da história. Quando os juros futuros estão abaixo da taxa básica (atualmente em 10,25% ao ano), isso indica que o mercado financeiro acredita em novos cortes da taxa Selic. A expectativa dos analistas é que os juros caiam para 9% ao ano até o fim de 2009.



"Essa taxa chegou a 30% ao ano em 2003 e vem caindo gradualmente por conta de dois componentes: um cíclico (de aperto e flexibilização da taxa de juros), mas também uma tendência estrutural de queda, produto da estabilidade e da inflação na meta", disse ele.



Meirelles acrescentou que o Brasil é um dos "poucos países" do mundo com inflação dentro da meta. Pelo sistema adotado no Brasil, há um sistema com uma meta central (4,5%), um piso (2,5%) e um teto (6,5%). Essas metas valem para este ano e para 2010.

---------------------------------------
Judiciário vai fazer rodízio de presos em cadeias de Porto Alegre
Objetivo é abrir mais vagas nas penitenciárias da Região Metropolitana.
Detentos vão cumprir pena com noites alternadas em casa e na cadeia

A superlotação dos presídios gaúchos fez os juízes da Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre anunciarem uma medida polêmica. A partir de 1º de junho, presos dos regimes semiaberto e aberto vão cumprir a pena em sistema de rodízio, passando noites alternadas em casa e na penitenciária.



A medida passará a entrar em vigor gradativamente nas cadeias da Região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, cerca de 200 pessoas potencialmente recuperadas para a vida em sociedade serão beneficiadas.



Segundo o TJ, a decisão estimula o bom comportamento carcerário. Todo pedido será analisado caso a caso, segundo os magistrados. Com a implantação da medida, cem vagas serão abertas nos dois regimes em Porto Alegre.



No regime semiaberto, quem optar por esse benefício não terá direito às saídas temporárias. Outro pré-requisito é estar trabalhando há pelo menos um ano e não ter infrações. No regime aberto, é necessário que tenha cumprido seis meses da pena ou um sexto, prevalecendo o menor.



Segundo o juiz criminal Luciano Losekan, a ação poderá gerar insegurança para a população, mas ele afirma que não há alternativas a curto prazo para desafogar os presídios.



(*com informações do Zero Hora)

---------------------------------------
OAB SP reprova 88% na 1ª fase do exame, o pior resultado da história
Apenas 2.233 bacharéis foram aprovados na 1ª fase do exame em SP.
No quadro nacional, SP ficou em 24º lugar entre 26 estados.

A Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB SP informou nesta quarta-feira (27) que o estado de São Paulo registrou seu pior resultado no exame da ordem. Foram reprovados na primeira fase 88% dos bacharéis inscritos, segundo informou a seccional São Paulo da OAB. O exame é realizado desde a década de 70.

Foi a primeira vez que o estado de São Paulo participou do exame da ordem unificado. Em São Paulo, houve 18.925 candidatos inscritos e apenas 2.233 aprovados na primeira fase, equivalente a 12% de aprovação (o percentual considera as abstenções).

O desempenho é pior do que os 12,87% de aprovação, percentual registrado na primeira fase do exame 126, em maio de 2005. Na ocasião, foram aprovados apenas 7,16% dos candidatos, o pior resultado final obtido no exame de ordem de São Paulo.

“O resultado do estado de São Paulo surpreende negativamente e deve ser analisado com relação ao desempenho obtido em outros estados, levando-se em consideração o número de faculdades existentes e o de bacharéis que prestaram a prova. Em Sergipe, por exemplo, que ficou em primeiro lugar no país, com 33% dos candidatos aprovados, existe um número reduzido de faculdades de direito. São Paulo tem mais de 200 instituições de ensino jurídico e, infelizmente, nem todas são ilhas de excelência. Portanto, ficou claro que problema não está no exame, mas na preparação dos bacharéis”, declarou o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso.



Ranking


No quadro nacional, São Paulo ficou em 24º lugar entre os 26 Estados que realizam o exame de ordem unificado em todo o Brasil, com exceção de Minas Gerais. Em termos de número de aprovados, somente Mato Grosso (11,8%) e Amapá (11,6%) tiveram índices mais baixos.

Entre as cidades com maior número de inscritos em São Paulo, os resultados foram: Campinas, com 911 inscritos e 98 aprovados; São José do Rio Preto, com 855 inscritos e 87 aprovados; ABC, com 1.115 candidatos e 144 aprovados; Ribeirão Preto, com 549 candidatos e 74 aprovados, e Santos, com 793 inscritos e 88 aprovados.

Os candidatos não aprovados na primeira fase poderão recorrer à Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB SP, por meio do Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, no site, no prazo de três dias úteis, contados a partir da data de divulgação do resultado.

A segunda fase do exame de ordem será aplicada, às 14h, no dia 28 de junho e inclui redação de peça jurídica e de cinco questões práticas. A nota mínima para aprovação nessa fase é seis.


--------------------------
Raí, sobre contratação de Juninho: 'O São Paulo sempre é uma possibilidade'
Ídolo tricolor afirma estar em contato com o meia, ex-Lyon

Raí foi apontado pelo presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, como uma das armas do Tricolor para levar Juninho Pernambucano para o clube do Morumbi. Nesta quarta, o ídolo confessou que tem feito contato com o meia ex-Lyon, mas disse que ainda não há nada certo.



- Falei com o Juninho, ele está num momento conturbado pela saída do Lyon. Por enquanto, o São Paulo sempre é uma possibilidade e todo jogador gostaria de receber um convite de lá, mas ele também tem outras possibilidades - disse Raí, em entrevista ao "Globo Esporte".



As outras possibilidades seriam Vasco, futebol árabe e o Sport, que também anunciou o interesse em Juninho. O técnico Muricy Ramalho já deixou claro que um jogador do nível do meia daria à equipe um nível de qualidade maior.



- Ele é um atleta interessante. Quem gosta de futebol tem obrigação de saber quando um atleta dessa qualidade fica disponível no mercado.

------------------------------
Políticos tchecos recebem 'ovada' de opositores em encontro partidário
Membros do Partido Social Democrata estavam reunidos nesta quarta.
Eles tiveram de se proteger com guarda-chuva.