por José Armando Vannucci
O programa “Globo Esporte” é o melhor exemplo das grandes transformações que ocorrem na televisão brasileira. O esportivo foi buscar uma nova linguagem para reconquistar seu público e atrair os mais jovens que se perderam na internet e nos episódios repetidos de “Chaves”. Num primeiro momento, o telespectador estranhou a informalidade de Thiago Leifert, jovem jornalista que apareceu no vídeo com tênis, jeans, camisa polo, sorriso, brincadeira, movimento em cena e meio largado no sofá, atitudes opostas ao até então padrão da emissora para os programas esportivos.
E não é que Thiago Leifert conseguiu conquistar até os mais velhos acostumados com o antigo padrão? Tenho uma tia que não gosta muito de esporte (pelo menos sempre falou isso), mas agora não perde seu novo “queridinho” e adora o ritmo do “Globo Esporte”. E esse novo jeito de transmitir notícia começou a contaminar os telejornais da emissora, que também buscam o melhor caminho para informar o telespectador. Não sei se no “Jornal Nacional”, mas em breve os âncoras deixarão de lado a gravata porque comunicação não é formal, precisa fluir com naturalidade e Thiago Leifert sabe que seu público usa tênis, jeans e está largado no sofá.