A Rede Globo e a TV Azteca, do México, assinaram oficialmente o acordo de co-produção entre as duas emissoras nesta quinta-feira, dia 21. O anúncio foi feito pelo jornalista William Waack, no “Jornal da Globo”. Segundo o comunicado, a TV Globo ficará responsável pelo fornecimento de textos e de consultoria para a regravação. Já à TV Azteca cabe a adaptação e produção.
“Louco Amor”, novela de Gilberto Braga levada ao ar em 1983 com Glória Pires e Fábio Júnior, será a primeira produção. Todos os atores serão locais e as gravações começam ainda neste segundo semestre no México com previsão de estreia para janeiro de 2010.
No site do programa “Venteneando” — e com uma foto de uma cena de “Paraíso” para ilustrar a nova parceria –, o Diretor Geral da TV Azteca, Mario San Román, comemora afirmando que “o trabalho de co-produção com a TV Globo irá resultar em uma nova versão que vai surpreender e conquistar todo o público mexicano”.
No país, a Cosmopolitan já exibe três produções brasileiras, sendo duas novelas e a minissérie “Presença de Anita”.
O acordo firmado entre Globo e Azteca pode ser uma resposta a parceria entre a Televisa — maior produtora de conteúdos dramatúrgicos em espanhol do mundo — e a Rede Record.
Além disso, trata-se de uma parceria estratégica: após a disputa judicial entre a Univisión — maior cadeia direcionada ao público latino nos Estados Unidos- - e a Televisa, a Globo viu o espaço dedicado às suas produções cair drasticamente na grade de programação da Telemundo, embora a versão em espanhol de “O Clone” já tenha sido anunciada pela emissora para o ano que vem.
Com as portas fechadas nas duas maiores TV’s hispânicas, a solução encontrada pela Globo foi a segunda maior emissora mexicana. Pelo tratado, as produções baseadas em textos brasileiros também poderão ser exibidas pela Azteca América, para um público estimado em cerca de 30 milhões nos Estados Unidos.
Gilvan Marques
Blogueiro do Parabólica de José Armando Vanucci.