Evanescence é uma banda de metal alternativo dos Estados Unidos, vencedora de dois Grammy Awards, formada em Little Rock, Arkansas em 1995 pela cantora e pianista Amy Lee e o guitarrista Ben Moody[1][2].
Depois de gravar dois EPs e um álbum demo chamado de Origin, com a ajuda da Bigwig Enterprises em 2000, a banda lançou o seu primeiro álbum de estúdio, Fallen, com a Wind-up Records em 2003. Fallen vendeu mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo e ajudou a banda ganhar dois Grammy Awards.[3] Um ano mais tarde, o Evanescence lançou o seu primeiro álbum ao vivo, Anywhere but Home, que vendeu mais de um milhão de cópias em todo o mundo. Em 2006, a banda lançou o seu segundo álbum de estúdio, The Open Door, que vendeu mais de quatro milhões de cópias.
A banda sofreu várias alterações ao longo do tempo, incluindo o co-fundador Moody deixando a banda em 2003, o baixista Will Boyd em meados de 2006, seguido pelo guitarrista John LeCompt e o baterista Rocky Gray em 2007. Amy Lee é agora a única membro original restante na banda Evanescence.
Amy Lynn Lee:
- fundou a banda Evanescence com Ben Moody quando se conheceram num acampamento para jovens. Ben, com então quatorze anos, estava assistindo uma partida de basquete quando ouviu Amy (com treze anos), tocando e cantando "I'd Do Anything for Love" de Meat Loaf no piano, em um acampamento para jovens e a convenceu a formar uma banda própria, que logo se tornou uma espécie de new metal com elementos de rock e clássicos, que anos depois tentariam incluir no Evanescence.
- As principais influências musicais de Lee são Björk, Tori Amos, Korn, Soundgarden, Portishead, Danny Elfman,Depeche Mode, Paradise Lost, Type O Negative, Nine Inch Nails, e Mozart.
- Teve uma relação pública com Shaun Morgan, vocalista e guitarrista do Seether, num relacionamento que durou de 2003 a 2005. A música Call Me When You're Sober do The Open Door é sobre o relacionamento de Shaun.
- Em maio de 2007, se casou com o terapeuta, Josh Hartzler, um amigo de adolescência. Viajou para as Bahamas em lua-de-mel.
- "Fora das sombras" é o nome traduzido para português da campanha da cantora do Evanescence. É uma campanha para a compreensão da Epilepsia e ajuda aos milhões de portadores da sindrome. É uma campanha patrocinada pela Epilepsy Foundation.[1]
por anderson.