Conheça as melhores universidades do mundo
Após dois anos de trabalho, a Universidade Shanghai Jiao Tong, da China, divulgou uma lista com as que considerou as melhores universidades do mundo.
Foram levados em consideração para a escolha os resultados de um estudo que destacou o número de graduados galardoados com o Prêmio Nobel em cada instituição acadêmica, o número de investigadores, o de artigos publicados nas revistas Nature e Science ou os que se encontrem nos índices Science citation index-extended e Social science citation index, assim como os resultados acadêmicos de cada faculdade.
Entre os países europeus, somente a Grã-Bretanha tem instituições entre as primeiras 20 universidades classificadas - Cambridge em quinto lugar, Oxford em nono, Imperial College no 17º e University College London em 20º. A Europa teve universidades colocadas entre as 100 primeiras, com 31 instituições, incluindo as citadas universidades britânicas, a Suíça (Instituto Tecnológico de Zurique, no 25º lugar), Suécia (Instituto Karolinska, de Estocolmo, em 39º), Holanda (Universidade de Utrecht, 40º), Alemanha (Universidad de Munique, 48º), França (Universidade de Paris 06, no 65º), Dinamarca (Universidade de Copenhague, também em 65º), Itália (Universidade de Roma-Sapienza, 70º), Finlândia (Universidade de Helsinque, 74º), Áustria (Universidade de Viena, 84º) e Bélgica (Universidade de Gante, 99º).
A lista é dominada principalmente por universidades americanas. Os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar com a Universidade de Harvard e, com exceção das quatro instituições britânicas e da Universidade de Tóquio, ocupam os primeiros 20 lugares. A lista completa pode ser consultada no site http://ed.sjtu.edu.cn/rank/rank-2003.mht