I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

muitas noticias






as principais audiências de segunda-feira (5), das emissoras de tevê aberta. Destaque para a série A Lei e o Crime, da Record, que marcou 18 pontos de média na grande São Paulo, conquistando a vice-liderança no horário. Já na capital fluminense, a atração chegou à liderança com 23 pontos de média.

Globo
Mais Você
7 pontos

Globo
Malhação
26 pontos

Globo
Negócio da China
26 pontos

Globo
Três Irmãs
27 pontos

Globo
A Favorita
47 pontos

Record
A Lei e o Crime
18 pontos

Record
Os Mutantes
11 pontos

Record
Chamas da Vida
15 pontos

SBT
Programa Hebe
5 pontos

SBT
Pantanal
12 pontos

SBT
Revelação
6 ponto
"Xica da Silva" estréia na Argentina

A noite de ontem, 5, foi de estréia brasileira na TV argentina. Além de Dance Dance Dance, Sinhá Moça e O Cravo e a Rosa, agora foi a vez de Xica da Silva estrear no país vizinho.


A novela, de Walcyr Carrasco e protagonizada por Taís Araújo, foi produzida pela Manchete em 1997 e reprisada pelo SBT em 2005. Desde ontem, está sendo exibida pelo Canal 9 em horário nobre, às 22h.
Embora as novelas brasileiras estejam em alta pelo mercosul, essa terá uma missão difícil. Baterá de frente com a já consolidada Por Amor a Vos, que caminha para seu desfecho, e também com o tradicional programa de Susana Gimenez.


“Olha Você” deve ou não sair do ar?


Noticias Rapidas da Tv
Divulgação SBT

Trabalho para Vencer Obstáculos
Apesar das mudanças promovidas no conteúdo da revista eletrônica e da separação dos apresentadores por bloco, o “Olha Você” iniciou 2009 com os índices estacionados em 03 pontos de média, um patamar que gera muitas incertezas nos corredores da Anhanguera. Há quem afirme que será questão de tempo para Silvio Santos retirar a atração do ar e substituí-la por seriados. Uma outra corrente garante que o “Olha Você” permanecerá na grade, mas passará por uma grande reforma, com a eliminação de quadros, inclusão de temas mais populares e retirada de apresentadores. Na redação do “Olha Você” a ordem é trabalhar intensamente para o desenvolvimento de novidades.

Como será que a 3ª temporada de "Os Mutantes" ?


Noticias Rapidas da Tv



Próxima Temporada?
Apesar de oficialmente confirmar a terceira temporada de “Os Mutantes”, na Record já é possível perceber que aumentou o número de pessoas que defendem o fim da historia. A trama de Thiago Santiago está com índices estacionados e já não tem com os diretores da emissora o mesmo prestígio de tempos atrás. A idéia é que o autor desenvolva um texto de aventura e longe da fantasia.(atualmente 11 pontos)


Emoções finais garante boa audiência


Noticias Rapidas da Tv




Os Últimos Capítulos
Faltam apenas 10 capítulos para acabar a novela “A Favorita” e, cheia de momentos decisivos, a audiência da trama subiu. João Emanuel Carneiro começará a colocar pontos finais nas histórias paralelas, reservando o último capítulo para o confronto final entre Flora e Donatela. Dodi será assassinado pela vilã, que quase enlouquecida, acreditará que Donatela é sua amiga.(atualmente 47 pontos)
Record cresce, Globo cai e SBT fica na mesma em 2008


A Globo fechou 2008 com um gosto amargo. A maior emissora do país viu sua audiência cair 6% de 2007 para 2008, fechando o último ano com média de 14,2 pontos, nas 24 horas do dia. Esse número está três pontos abaixo do que a Globo tinha em 2004. Desde 2006, a emissora só cai.

Já a Record vem crescendo, desde 2004, cerca de um ponto por ano. Ela fechou 2008 com audiência média de 6,6 pontos, em segundo lugar. O número representa crescimento de 17% em relação ao ano anterior.

Apesar de ter mantido em 2008 os mesmos 5,4 pontos de média de 2007, o SBT perdeu a segunda posição e hoje é a terceira emissora do país na medição do Ibope.

A audiência no Brasil cresceu 2% no último ano. Em 2007, a média era de 35 pontos. Em 2008, o número foi para 36 pontos. As médias correspondem às 24 horas do dia.


SBT quer Ana Paula Padrão no comando de um telejornal diário




A direção do SBT ainda não desistiu da ideia de convencer a jornalista Ana Paula Padrão a comandar um telejornal diário, sem abrir mão do expediente atual do experiente Carlos Nascimento.

Ana Paula Padrão não fala que nunca mais assume esse tipo de programa, mas não tem planos atualmente de retomar a ancoragem de hard news. De acordo com publicação do Estadão, ela teria que abandonar parte do trabalho de sua produtora, que realiza, dentre vários serviços, a produção de vídeos institucionais para várias empresas.




"O conflito ético seria inevitável, o que não ocorre com o que fazemos num semanal como o SBT Realidade", fala a jornalista.


"“Band Verão” foi um fiasco na audiência


Noticias Rapidas da Tv




Atração de Temporada
Daniela Cicarelli foi a escolhida para comandar a programação noturna especial de verão que a TV Bandeirantes estreou nesta segunda-feira. O objetivo da emissora é buscar uma linguagem jovem e, assim, fisgar o público que não gosta de novelas e minisséries. Durante o mês de janeiro o “CQC” não será exibido e o “Band Verão” poderá ganhar mais tempo caso marque boa audiência.(01 pontos)


Prova de Amor tem oscilação positiva


Noticias Rapidas da Tv

A novela exibida nas tardes da Record ficou em segundo lugar isolado no ranking das audiências nesta segunda-feira (05/01) com ótimos números - 8 pontos de média, 10 de pico e 15% de share, na faixa das 16h43 às 18h02. Prova de Amor tem autoria de Tiago Santiago e direção de Alexandre Avancini.

CONFIRMADO:: "Revelação" irá substituir Pantanal a partir do dia 14/01


Noticias Rapidas da Tv




Ataques de Todos os Lados
A novela de Íris Abravanel enfrentou parte da minissérie “Maysa – Quando Fala o Coração” e do seriado “A Lei e o Crime”. Por isso, a ligeira queda nos índices nesta segunda-feira foi analisada nos bastidores da Anhanguera como algo natural. Silvio Santos ainda não bateu o martelo sobre a novela que substituirá “Pantanal” a partir do dia 14, quarta-feira da semana que vem. (atualmente 6 pontos)


big brother brasil

A Globo divulgou nas primeiras horas desta terça (06), a origem dos participantes do Big Brother Brasil 9, com estréia marcada para a próxima semana.

Os Estados do Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Amazonas, Pará e Rio Grande do Sul terão seus representantes na casa mais vigiada do país.

A nona temporada do reality promete, além da miscigenação de culturas, grandes novidades que já poderão ser conferidas na próxima quarta (07), em que os 18 escolhidos serão apresentados para o público.

Por fim, apesar de ainda faltarem mais de 150 horas para que o Big Brother Brasil 9 comece, a primeira eliminação já ocorreu. A produção do programa ainda não divulgou qual tipo de critério foi utilizado.


BOLHA


Quatro participantes ficarão dentro de uma bolha, que é uma casa de vidro construída pela produção do programa.

Nesta casa, os participantes terão bastantes regalias. Ela vai contar com um sistema de som, DVD, TV de LCD e outros mimos.

No que diz respeito à alimentação, na bolha não terá cozinha, já que o espaço é pequeno. Toda a alimentação será feita pela produção do programa. Dos quatro participantes, apenas um entrará na disputa. Porém, os outros três não saírão com as mãos vazias. Ganharão prêmios distribuídos durante uma semana.


LOCAL


A bolha, já tem endereço certo para ser instalada. A Globo optou pela construção no Rio de Janeiro, onde o reality show é gerado, e não em São Paulo, como alguns boatos na imprensa sugeriam. O shopping center Via Parque, na Zona Oeste da cidade maravilhosa, foi escolhido para abrigar a novidade.(fonte Natelinha)


Silvio Santos é substituido por causa da voz


Segundo informa Flávio Ricco,Silvio Santos voltou das férias nos Estados Unidos, mas chegou completamente sem voz.


Está impedido de trabalhar.


Na segunda-feira, porque existiam convidados de fora, que vieram de outros estados, o programa “Tentação” foi gravado normalmente, mas com apresentação do Caco Rodrigues, que era o único profissional disponível naquele dia.
Silvio ainda não apareceu no SBT e continuará afastado da emissora até a sua completa recuperação.

Pequena Maísa põe SBT na liderança




O Bom Dia e Cia conseguiu 10 pontos de audiência na segunda-feira (5), dia em que Maisa Silva passou a comandar a atração por causa das férias de Yudi e Priscilla, que só retornam no dia 25.

Por cerca de 20 minutos, o Bom Dia e Cia foi líder absoluto de audiência, porém, a média da atração foi de 6 pontos, enquanto a concorrência registrou 8 no horário.

O feito foi comemorado pelo SBT, pois, de acordo com a assessoria de imprensa da emissora, pico de 10 pontos é raridade no programa.

as principais audiências de segunda-feira (5), das emissoras de tevê aberta. Destaque para a série A Lei e o Crime, da Record, que marcou 18 pontos de média na grande São Paulo, conquistando a vice-liderança no horário. Já na capital fluminense, a atração chegou à liderança com 23 pontos de média.

Globo
Mais Você
7 pontos

Globo
Malhação
26 pontos

Globo
Negócio da China
26 pontos

Globo
Três Irmãs
27 pontos

Globo
A Favorita
47 pontos

Record
A Lei e o Crime
18 pontos

Record
Os Mutantes
11 pontos

Record
Chamas da Vida
15 pontos

SBT
Programa Hebe
5 pontos

SBT
Pantanal
12 pontos

SBT
Revelação
6 pontos

Quase tudo pronto para o início das gravações de Betty, a Feia




A Record já está com quase tudo pronto para começar as gravações de Betty, a Feia, primeira novela da emissora em parceria com a mexicana Televisa. As gravações irão acontece no Pólo de Cinema, no Rio, já que seus estúdios do Recnov estão todos ocupados por três produções - Os Mutantes, Chamas da Vida e Vendetta (que substituirá a trama de Cristianne Fridman).


A autora Gisele Joras já estão fazendo a adaptação da trama e Edson Spinelo ficará na direção geral. Segundo a coluna Canal 1, o que ainda não existe é o elenco.


Betty, a Feia deve estrear em junho na Record.


Séries garantem vice-liderança absoluta ao SBT



Exibidas na hora do almoço, as séries Chaves, Chapolin, Um Maluco no Pedaço e Eu, a Patroa e as Crianças garantiram a vice-liderança absoluta ao SBT na tarde da última segunda-feira, 5 de janeiro.



No ar das 12h45 às 13h14, o seriado Chaves, com as aventuras dos moradores da vila mais famosa e divertida do mundo, fechou com média de 9 pontos. Enquanto isso, a Globo primeira colocada esteve com 13 e Record terceira com 7 pontos de média.



Chapolin, que foi exibido das 13h15 às 13h44, também fez bonito e manteve 9 pontos de média. Já a Globo primeira colocada fechou com 14 e a Record terceira com 7.



De volta às tardes do SBT, Um Maluco no Pedaço também esteve na vice-liderança absoluta de audiência. O seriado estrelado por Will Smith teve média de 8 pontos contra 13 da Globo e 7 da Record.



Para completar, Eu, a Patroa e as Crianças garantiu, mais uma vez, a vice-liderança ao SBT. Enquanto esteve no ar, das 14h15 às 14h44, o seriado conquistou média de 7 pontos. No mesmo momento, a Globo primeira colocada esteve com 14 e a Record terceira com 6.



Fonte: Ibope/Telereport – GSP

Datena volta a reclamar do Ibope




O ano começou e Datena voltou a mostrar no ar sua insatisfação pelos números do Ibope. O apresentador do Brasil Urgente questionou no meio da edição desta segunda (05) se o instituto começaria o ano "sacaneando" com ele - como se seus números de audiência fossem frutos do humor da equipe que os controla e não da preferência dos moradores da Grande São Paulo.
Entretanto, tal reclamação tinha fundamento. Durante alguns minutos, o jornalístico da Band estava próximo da Gazeta, que exibia o bem sucedido Gazeta Esportiva. O esportivo da concorrente contava com 4 pontos, marca que nenhuma atração de lá costuma chegar.

VIngança não será o nome da próxima novela da Record


O diretor de teledramaturgia da Record, Hiran Silveira, esclareceu que a próxima novela da Record não se chamará Vingança. Segundo a coluna Canal 1, este foi escolhido como nome de uma novela que vai existir dentro da novela, mas também não será mais.
Por enquanto, a trama de Lauro César Muniz vem com o título de Vendetta e será a substituta de Chamas da Vida.

Brigas de gente grande - Maysa VS A lei e o Crime


Noticias Rapidas da Tv

Divulgação Rede Globo

Liberdade Criativa
A estréia de “Maysa, Quando Fala o Coração” conseguiu atrair a atenção do telespectador e garantiu 30 pontos de média à Globo na Grande São Paulo. Trata-se da melhor estréia de minisséries durante o mês de janeiro, o que comprova que esse tipo de produção precisa ser exibido num horário mais cedo para não afugentar o telespectador. O primeiro capítulo de “Maysa, Quando Fala o Coração” mostrou um cuidado com a fotografia e um bom trabalho de preparação da protagonista. A forma não linear e cronológica de apresentar a história dificultou a compreensão do telespectador, principalmente dos mais jovens. Em sua estréia, a minissérie não fez nenhuma referência ao período em que Maysa trabalhou na TV Record, onde comandou programas musicais.



Divulgação Rede Record

Tiro Certeiro
Os números do primeiro episódio de “A Lei e o Crime” foram comemorados pela direção da Record e já abrem a discussão sobre uma temporada maior para o seriado de Marcílio Moraes. Inicialmente estão previstos 16 episódios no decorrer de 2009. “A Lei e o Crime” começou com ritmo e muita violência, com direito a assassinato, chacina de uma família e forte tiroteio pela disputa do ponto de tráfico. Angelo Paes Leme e Caio Junqueira dominaram as cenas no primeiro capítulo desta produção. Os números preliminares apontam que “A Lei e o Crime” registrou 18 pontos de média em São Paulo e 23 no Rio de Janeiro, o que garantiu a liderança da audiência fluminense. Apesar do sucesso, a Record precisa rever o excesso de violência na série.


Primeiro Domingo Legal de 2009 alcança a liderança




O ano novo realmente começou bem! No final de semana, foi ao ar o primeiro Domingo Legal de 2009, no SBT. Novamente a atração, apresentada por Gugu Liberato, marcou ótimos índices de audiência, ficando na liderança por 15 minutos. Na média geral, o programa permaneceu na vice-liderança, marcando 13 pontos com pico de 18, no período das 18h20 às 22h25, quando ficou no ar.

Os índices são consolidados e referentes ao Ibope, na Grande São Paulo. Vale lembrar, que cada ponto no Ibope representa cerca de 55,5 mil domicílios, na Grande São Paulo, dados que servem como referência para o mercado publicitário.

O programa apresentou os quadros Top 10 dos bumbuns mais bonitos do Brasil, Verdade ou Mentira, Encontros, Biombo da Moda, De Volta pra Minha Terra, entre outros.

Na manhã desta segunda-feira (5), o site do SBT divulgou o Top 5, lista dos programas mais assistidos na semana de 22 de dezembro a 4 de janeiro. Na listagem, o Domingo Legal permanece como um dos mais vistos.(fonte Ofuxico)


"Maysa - Quando fala o coração"


Noticias Rapidas da Tv



VIDA E MÚSICA INTENSAS
Estreou nesta segunda-feira, logo após a novela “A Favorita”, a minissérie “Maysa - Quando fala o coração”, de Manoel Carlos e direção de Jayme Monjardim, filho da cantora. A minissérie é uma das mais aguardadas produções da Globo e misturou cenas reais às gravadas nos estúdios. Além de revelar detalhes da Rainha da Fossa, a série traz praticamente toda a sua obra musical e mostra os grandes nomes da música que conviveram com Maísa. Quem acompanhou o trabalho nos estúdios afirma que há sequências de extrema emoção e um cuidadoso resgate cenográfico da época. “Maysa – Quando fala o coração” é a história de uma mulher que viveu intensamente em uma eterna busca pelo amor, pela vida, pela realização própria, que, muitas vezes, se guiava mais pela emoção do que pela razão. O autor Manuel Carlos não fez uma obra biográfica, com datas e fatos, mas um ensaio sobre a vida da cantora. De espírito indomável, Maysa (Larissa Maciel) era uma mulher fascinante que não aceitava que lhe colocassem rédeas. Com coragem, desafiou os padrões sociais de uma época e fez história. Quebrou tabus, enfrentou oposições e críticas, em nome de um sonho: o de expor sua arte, de cantar e encantar platéias com sua música.




Rafael França/Rede Globo



Educada em regime de internato em colégio de freiras, Maysa contestava os limites e regras desde pequena. Aos 13, já se maquiava. Na adolescência, causava polêmica ao usar calças compridas e fumar na rua. Nessa época, suas composições ainda ficavam restritas aos diários e anotações íntimas. Cantava apenas em casa, nas muitas festas que seus pais, Inah (Ângela Dip) e Monja (Nelson Baskerville), ofereciam.Aos 17 anos, cheia de esperança e sonhos, Maysa casou-se com o grande amor de sua vida, o bilionário André Matarazzo (Eduardo Semerjian), um poderoso empresário da indústria brasileira e um homem quase 20 anos mais velho que ela. Com ele, teve seu único filho: Jayme Monjardim Matarazzo.



Zé Paulo Cardeal/Rede Globo



O talento de Maysa foi descoberto enquanto ainda estava grávida. Produtores musicais propuseram a gravação de um disco, mas André Matarazzo se opôs. Houve muita negociação até que ele concordasse com a realização do disco, desde que a renda fosse beneficente. Mesmo assim só após o nascimento de seu primeiro e único filho, Jayme Monjardim.E assim foi feito. Mas o sucesso do primeiro disco, com letras e músicas originais de Maysa, foi tão grande, que os convites para apresentações, participações em programas e novos discos não paravam de chegar. E com eles, chegaram também as críticas da família Matarazzo e os conflitos entre o casal.



Zé Paulo Cardeal/Rede Globo



Os anos seguintes à separação foram conturbados para Maysa. Ao mesmo tempo em que suas músicas atingiam um estrondoso sucesso, a cantora se excedia nas noitadas, na bebida alcoólica e nos moderadores de apetite. A essa altura, Maysa já era uma das cantoras mais bem pagas do Brasil e sua voz inconfundível conquistava um público cada vez maior. De olho nesse sucesso, o compositor Ronaldo Bôscoli (Mateus Solano)(foto) apareceu em sua vida e se tornou um dos relacionamentos públicos mais complicados da vida de Maysa. Ela era culta e muito bem informada. Cantava e falava fluentemente francês, inglês, espanhol e italiano. Gravou músicas internacionais como I love Paris (Cole Porter), Light My Fire (The Doors), Besame mucho (da mexicana Consuelo Velasquez) e Ne me quitte pas, do franco-belga Jacques Brel.A minissérie vai mostrar alguns desses shows escolhidos pelo autor Manoel Carlos, como os do King’s Club em Buenos Aires, do Cassino Estoril em Portugal e do Olympia de Paris. Serão mostrados também shows marcantes feitos no Brasil.



João Miguel Júnior/Rede Globo



A atriz Larissa Maciel foi escolhida entre mais de 200 atrizes para viver a cantora na TV. Formada em interpretação teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com mais de 10 anos de experiência no teatro e participações em curtas e projetos de dramaturgia na RBS (emissora afiliada da TV Globo no Sul), Larissa se mudou para o Rio de Janeiro em fevereiro de 2008, exclusivamente para mergulhar na história de Maysa. O clima familiar de ‘Maysa’ não ficará restrito à presença do diretor Jayme Monjardim na minissérie. André Matarazzo, de 10 anos, e Jayme Matarazzo, 22, filhos do diretor, interpretarão o pai na atração. A idéia partiu de Manoel Carlos e o diretor, a princípio receoso, acabou aprovando.
As gravações da minissérie “Maysa – Quando fala o coração” duraram três meses, de agosto a outubro de 2008. Como a abordagem da obra é realista, a cenografia optou por reforçar esse conceito filmando 90% das cenas em locações externas, em edifícios históricos que retratam a alta sociedade dos anos 50, 60 e 70.


agora as principais audiências de domingo (4), das emissoras de tevê aberta. Destaque para o Domingo Espetacular, da Record, apresentado por Paulo Henrique Amorin e Fabiana Scaranzi, que garantiu a liderança isolada de audiência com 16 pontos de média e pico de 17, na faixa das 18H35 às 18H42.

Globo
Domingão do Faustão
16 pontos

Globo
Fantástico
25 pontos

Globo
Domingo Maior - Sinais
18 pontos

SBT
Programa Silvio Santos
12 pontos

SBT
Oito e Meia no Cinema - Batman Begins
10 pontos

Record
Domingo Espetacular
16 pontos

Record
Tudo É Possível
10 pontos


Domingo na Tv foi assim


Noticias Rapidas da Tv

Reprodução

Mais uma Chance aos Calouros
Raul Gil aproveitou o primeiro programa de 2009 para fazer uma repescagem em seu concurso de talentos e, assim, prendeu o telespectador que acompanha a disputa musical “Quem Sabe Canta”. Neste domingo, o “Raul Gil Tamanho Família” também recebeu a banda Jota Quest. As inscrições para a próxima rodada do “Quem Sabe Canta” já estão encerradas. Nos bastidores da TV Bandeirantes há quem defenda que Raul Gil concentre todos os seus quadros aos sábados e, assim, deixe a tarde do domingo, apesar do público cativo. Ontem, “Raul Gil Tamanho Família” fechou com 3 pontos de média, segundo dados preliminares.

Um pouco de Tudo
Gravado em São Paulo, o “Domingão do Faustão” chamou a estréia da minissérie “Maysa”, reuniu os “melhores” para um “De Cara com o Muro” especial, recebeu Laura Pusini e exibiu o caso de um homem que superou as dificuldades da vida e hoje montou uma ONG para ajudar as crianças de sua cidade natal. O telespectador ficou com a impressão de que as “Cassetadas” foram esticadas.(15 pontos)
Época para Relembrar
Na primeira semana do ano, o “Domingo Legal” também entrou no esquema de melhores momentos de 2008. Um dos quadros relembrados foi o “Trocando as Bolas” com David Brasil e Andrea Nóbrega numa fazenda para criação de avestruz. Para este ano, Gugu Liberato já pediu à sua equipe mais quadros eem externas, inclusive sua presença, para dinamizar o programa.(12 pontos)
Aposta Certeira
O “Pânico na TV” colocou no ar sua segunda etapa da retrospectiva com os melhores momentos do humorístico em 2008. Por exibir somente os trechos mais engraçados e polêmicos, o programa conseguiu prender a atenção do telespectador do começo ao fim e, com isso, registrou uma das maiores médias dos últimos meses. Agora em janeiro serão exibidas edições especiais de verão.(08 pontos)
Da Novela para o Jornalístico
A partir da repercussão da novela “Chamas da Vida”, a revista eletrônica da Record abordou mais uma prisão de um pedófilo e os casos previstos na lei para abortos. A idéia é que o “Domingo Espetacular” invista em mais assuntos que levem o telespectador aos demais programas da emissora. O “Domingo Espetacular” também exibiu seus quadros tradicionais.(13 pontos)

Novos Quadros na Tela
Neste domingo, o “Fantástico” estreou suas principais novidades e colocou o telespectador para participar através de depoimentos em imagem enviados através da internet. A interatividade é mais uma ferramenta da revista eletrônica da Globo para brecar a fuga de público principalmente para outras mídias, como a internet Ontem, foi exibido o primeiro destino da viagem de Zeca Camargo pelos Patrimônios da Humanidade e entrou no ar o quadro “Anjo da Guarda”, mais uma forma de garantir, mesmo que indiretamente, a presença de artistas e celebridades no ar. Os destaques ficaram para os quadros “Di Menor – Infância no Crime” e “Manda Quem Pode, Obedece quem tem Juízo”, muito bem elaborados. Segundo dados preliminares, neste domingo o “Fantástico” marcou 24 pontos de média.

O ABANDONO DO RÁDIO DIGITAL





Depois de três anos de testes, o rádio digital brasileiro voltou praticamente a estaca zero, já que o padrão americano foi abandonado pelo nosso governo. Essa notícia pegou muitas pessoas de surpresa, já que algumas emissoras investiram pesado nos testes digitais. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, reconheceu que a tecnologia de rádio digital ainda tem muitos problemas e que no mundo inteiro seu funcionamento é precário. Há 3 anos, a Jovem Pan foi muito criticada por outras emissoras porque adotou a postura de aguardar estudos mais avançados antes de iniciar os investimentos nesses testes. Naquela época, os números dos Estados Unidos ainda eram baixos e apontavam para um cenário de cautela com o padrão americano.

Recentemente, a editora de tecnologia do Wall Street Journal, Sarah McBride, assinou um artigo onde aponta que depois de 5 anos de introdução nos Estados Unidos, a nova tecnologia digital não conta hoje sequer com 10% da adesão das emissoras. Lá, mesmo com preços subsidiados, apenas 0,15% da população adquiriu um receptor digital. Uma das características do padrão americano é utilizar o mesmo canal de frequência para transmitir um único programa, criando assim atraso de até 8 segundos, o que causa desconforto no ouvinte.

Agora, é aguardar! Novos estudos podem indicar um novo caminho para o sonhado rádio digital. E não quero ser pessimista, mas a TV digital também levará muito mais tempo do que o previsto para pegar aqui no Brasil.