Em 2009, Globo Esporte voltará a ter edição em SP
Divulgação/Globo
No final de 2007, o "Globo Esporte" definiu algumas mudanças importantes para o ano de seu trigésimo aniversário, entre elas a primeira dupla de apresentadores (Glenda Kozlowski e Tino Marcos) e o primeiro cenário físico, não mais virtual. Mas a principal mudança foi que, encerrando expediente de anos anteriores, o Estado de São Paulo passava a assistir a edição nacional gerada do Rio de Janeiro para todo o país, não mais tendo um jornal próprio. Só quem permanecia com edição 100% própria era Minas Gerais. Este que vos tecla foi o primeiro a dar esta informação.
Se fosse como nos anos anteriores, o eixo veria o mesmo jornal apenas nas duas últimas semanas do ano, com o esquema normal voltando em janeiro. Mas assim não foi e SP continuou vendo o mesmo "GE" do RJ, até a estréia do novo formato, no final de Março. De cara, uma característica perdeu-se: a regionalização do primeiro bloco, local em todo o Brasil. No "GE" da Glenda e do Tino, o primeiro bloco também era em formato nacional, mesmo que apenas paulistanos e cariocas o vissem. Os brasileiros fora destas duas praças perderam um catatau de notícias ao longo do ano.
Notou-se também a pauta transitar entre o nacionalismo que deve imperar em um jornal de rede nacional e pautas mais voltadas à audiência paulistana, mais contada para as redes por questões do mercado publicitário. Talvez Sampa não tenha aceitado isso muito bem, vide o "GE" perder audiência, cair para um dígito nos números e, além da velha briga com "Chaves" que a edição paulista sofria nos últimos anos, ganhar outro adversário para repartir esses pontos, mesmo que em menor potência: o "Balanço Geral", do Geraldo Luís ("balaaaançaaaa!!!!").
Desta feita, a informação que tenho agora - creio, novamente, que minha primeiramente - indica para uma volta à tática anterior: a partir de 12 de janeiro, o "Globo Esporte" volta a ter edição estadual para SP, devido à queda na audiência. O "GE" de SP deverá ter idéias novas, matérias novas, cenário novo, maior participação ao vivo dos repórteres e mais espaço pro esporte do interior paulista, praticamente abandonado pela rede este ano. Já definiu-se também o líder deste novo formato: o ótimo repórter Tiago Leifert, egresso há alguns meses do Sportv, que será o apresentador e editor-chefe da edição paulista.
Espera-se o quê, então, do "GE" de SP? Volta da audiência a um jornal que agora terá "a cara do paulista", sem nacionalização, justamente por competir num horário onde predominam atrações locais nas concorrentes, além do forte concorrente que atrai a criançada. Devem ter imaginado algo assim: "antes ficar complicado do que ruim". Ah: espero também que, na edição nacional gerada do RJ, o primeiro bloco volte a ser local também, focado nos times cariocas não destacados na rede e no esporte local, sem fatos nacionais que todo o Brasil perderá de acompanhar.(fonte NaTelinha)
ASSIM CAMINHA A TV HOJE E SEMPRE
O programa “Olha Você” (SBT) entrou no ar com fortes referências ao “Hoje em Dia” (Record) para conquistar o público feminino que gosta das revistas eletrônicas. Para o projeto foram escalados 4 apresentadores (2 homens e 2 mulheres), assim como acontece no programa fonte de inspiração. Mas o “Olha Você” não atingiu os índices desejados e com muita insistência do departamento comercial permaneceu no ar. Baseado nos levantamentos de audiência, Silvio Santos determinou mudanças em sua revista eletrônica: os apresentadores ficam separados, o jornalismo predominou a atração e a repórter que ficava na redação divide a bancada com o âncora. Agora, o “Olha Você” é um programa de informação e prestação de serviço, com vários repórteres, entrevistas especiais e assuntos amarrados e esse é o ponto positivo dessas reformas. Se no início, Alexandre Bacci, Claudete Troiano, Ellen Jabour e Francesco Tarallo atiravam para todos os lados, agora a pauta está focada e quem assiste tem mais informações úteis e menos blá-blá-blá no estúdio. Do “Hoje em Dia” a fonte de inspiração passou para o “Tudo a Ver”, aliás, o embrião do atual programa de Ana Hickman, Brito Júnior, Cris Flores e Edu Guedes.
E assim caminha a TV. Tudo é copiado, inspirado, transformado, reciclado, renovado. Mas será que deu certo?
Record nega novo jornal e Globo investe
Por: Aldieres Welington
O diretor de jornalismo da Record desmentiu a informação de que a emissora estrearia um novo telejornal de fim de noite. Segundo a coluna Canal 1, da Tribuna da Imprensa, Douglas Tavolaro (foto) afirma que essa idéia nem chegou a ser cogitada.
Por outro lado, depois da Record ter sido a primeira televisão brasileira a colocar um repórter fixo na África do Sul, agora será a vez da Rede Globo possuir um correspondente naquele país. Segundo o colunista Flávio Ricco, da Tribuna da Imprensa, a emissora deve inaugurar sua redação no país supracitado ainda no primeiro trimestre de 2009. Renato Ribeiro foi o jornalista escalado para a função.
Caminhos da Índias terá CD indiano
Por: Aldieres Welington
Logo após sua estréia, a novela Caminho das Índias ganhará os tradicionais CDs nacional e internacional. Mas a Globo preparou uma novidade. Segundo a coluna Canal 1, da Tribuna da Imprensa, a trama de Glória Perez terá um outro disco só com músicas indianas.
Ídolos e programção em reforma
Por: Aldieres Welington
A Record vai promover alguns ajustes na próxima temporada do reality show Ídolos. Segundo o colunista Flávio Ricco, da Tribuna da Imprensa, a ordem nos bastidores é criar novos e maiores atrativos para as fases eliminatórias.
Mudanças também ocorrerão na dramaturgia da emissora, que pretende promover uma nova ordem de exibição para suas novelas. Segundo o colunista Flávio Ricco, da Tribuna da Imprensa, as mudanças estão previstas para março ou abril. Vingança, de Lauro César Muniz, deverá entrar no horário atualmente ocupado por Chamas da Vida, às 22h. Com isso, a trama de Cristianne Fridman será levada ao ar mais cedo, às 21h, ocupando a faixa de Os Mutantes. Por sua vez, o folhetim de Tiago Santiago deve ser transferido, com algumas novidades no elenco, para o final da tarde. O objetivo é bater de frente com Malhação, da Globo. A partir de junho, Betty, a Feia estreará no lugar de Chamas da Vida, que será encerrada.
Pillar descansará imagem por um ano
Por: Aldieres Welington
Depois de terminar seu trabalho em A Favorita, a atriz Patrícia Pillar deverá ficar um ano afastada dos estúdios da Globo. Segundo a coluna Canal 1, a morte da sua personagem só vai acontecer no último capítulo da novela, que vai ao ar no dia 16 de janeiro. Flora será assassinada por Silveirinha (Ary Fontoura), que no final revelerá todos os segredos da história.
Marcílio no seriado
Por: Aldieres Welington
O autor do seriado A Lei e o Crime vai aparecer no programa da Record. Segundo a coluna Controle Remoto, os episódios terão uma narradora, a protagonista Catarina, que contará sua história para um escritor. Ele será interpretado por Marcílio Moraes (foto), que só aparecerá de costas, sem falar nada. A intenção é fazer uma homenagem aos roteiristas, já que eles nunca surgem em cena. A atração estréia no dia 5 de janeiro.
Frota experiente papiteiro de A Fazenda
Por: Aldieres Welington
Diretor-assistente do reality show Fazenda das Celebridades, o ator Alexandre Frota vai utilizar sua experiência para ajudar no desenvolvimento da atração da Record. Segundo a coluna Zapping, da Folha de S.Paulo, ele foi considerado a maior polêmica da primeira temporada do programa Casa dos Artistas, do SBT. “Me chamaram por isso”, diz.
Mais Você recebe A Favorita
Por: Aldieres Welington
Na próxima quarta-feira, o programa Mais Você vai receber alguns integrantes do elenco da novela A Favorita. Segundo a coluna Controle Remoto, Milton Gonçalves falará sobre seu personagem, o político Romildo Rosa, e fará uma avaliação do sucesso da trama de João Emanuel Carneiro. Também estarão presentes os atores Elizângela Vergueiro (Cilene) e Jackson Antunes (Leonardo).
Fantástico mantém Globo na liderança
Por: Aldieres Welington
Exibida neste domingo, a última edição do ano do Fantástico manteve a Globo na primeira colocação do ranking de audiência. Segundo o colunista José Armando Vanucci, da rádio Jovem Pan, a atração apresentada por Renata Ceribelli e Zeca Camargo registrou 22 pontos de média.
Rosana Hermann poderia ser a repórter feminina do CQC
O CQC sai do ar no início do ano e volta em março na Band com novo cenário e várias novidades. Uma delas, é a entrada de uma mulher na sua equipe de repórteres. Ela já foi escolhida, mas seu nome ainda não foi revelado.
Recebemos uma informação de que esta nova repórter será Rosana Hermann, ex-apresentadora do Atualíssima, também da Band, que foi cancelado.
A informação não foi confirmada, mas cogita-se que caso Rosana não se dê bem no cargo, o espaço da repórter feminina seria rotativo, onde cada semana seria escolhida uma mulher para fazer as reportagens.
No lugar do CQC, até março, entra a programação de verão da Band.
"BBB9": Programa já telefonou para 100 possíveis participantes
Quem adoraria fazer parte da casa mais vigiada do país e até se candidatou: atenção!
A produção do BBB 9 havia feito uma peneira com 100 candidatos a vaga de Big Brother. A novidade é que esses sortudos já receberam um telefonema avisando que eles estão na disputa.
Os demais participantes terão que esperar a próxima edição. Aliás, a produção do programa garantiu que o reality show vai continuar até, pelo menos, 2012.
Ellen Jabour diz que clima no "Olha Você" é ótimo
Em recente entrevista à Folha Online, a apresentadora Ellen Jabour diz que o clima no Olha Você é ótimo: "Reina a harmonia absoluta entre a gente", garante.
Ellen Jabou vai comandar o especial de verão do SBT, no Hotel Jequitimar, no Guarujá. "Achei que ia para o Nordeste, mas é em São Paulo mesmo", diz.
as principais audiências de domingo (28), das emissoras de tevê aberta. Destaque para o Tudo É Possível, da Record, comandado por Eliana, que marcou 8 pontos de média, mantendo-se em 2ºlugar e conquistando a liderança por 9 minutos.
Globo
Domingão do Faustão
14 pontos
Globo
Fantástico
22 pontos
Globo
Domingo Maior - Os Bad Boys 2
19 pontos
Record
Troca de Família
6 pontos
Record
Tudo É Possível
8 pontos
Record
Domingo Espetacular
12 pontos
Record
Tela Máxima - As Apimentadas/ Tudo ou Nada
12 pontos