I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

voltando ao tempo 2ª edição


Eliana na Fábrica Maluca

Eliana na Fábrica Maluca foi o segundo programa infantil apresentado por Eliana na Rede Record. Estreou em 2003, após o cancelamento da produção de Eliana & Alegria, sendo basicamente, uma versão reformulada e mais lúdica deste último. O cenário foi inspirado no filme A Fantástica Fábrica de Chocolate, e os personagens mais importantes deste programa eram Chiquinho e Pitoco.

História
Eliana na Fábrica Maluca começou a ser produzido em 2003, com o fim de Eliana & Alegria, desgastado programa que estava no ar desde 1998, quando Eliana havia sido contratada pela emissora. De início, não existiam quadros, e sim departamentos para cobrir cada área do programa, desde as experiências até as reportagens sobre viagens. A audiência do novo programa não foi a esperada, e depois de meses lutando contra os baixos índices de audiência, o programa foi transferido para as tardes da emissora, nesta mudança, o Note e Anote passou a ser exibido durante as manhãs, para suprir o espaço deixado em aberto pelo programa.

Com a mudança, o foco da atração passou a ser o público de adolescentes. Um game passou a ser a espinha dorsal do programa, e nele, meninos e meninas competiam em provas dos mais diversos tipos. Seriados também passaram a ser exibidos, desde As Patricinhas de Beverly Hills e Sabrina, Aprendiz de Feiticeira até Turma da Paquera, uma sitcom nacional muito similar aos estrangeiros. A audiência melhorou consideravelmente, passando para a casa dos cinco pontos, e chegando a atingir o segundo lugar de audiência por várias vezes,[1][2] e então, o programa mudou de nome para simplesmente Programa Eliana,[3] que foi finalizado em 2005, sendo substituído momentaneamente por um compacto com os melhores momentos de Eliana na Record, e em seguida, pelo programa Sônia & Você, de Sônia Abrão.

apresentadora
Eliana é uma apresentadora de televisão, atriz, empresária e cantora brasileira. Atualmente trabalha na Rede Record no comando do programa dominical Tudo é Possível. Além de seus mais de 160 produtos licenciados, a apresentadora movimenta quarenta milhões de dólares por ano com seu nome. É uma das maiores vendedoras de brinquedos do Brasil - perdendo apenas para os licenciados da Disney, Maurício de Sousa e Xuxa., tendo comercializado mais de dez milhões de unidades desde 1994. Na carreira como cantora vendeu mais de 5 milhões de álbuns e suas músicas mais famosas são: Os Dedinhos e Pop Pop.

Quadros
Panella's XopXô — Uma paródia bem-humorada dos programas de televendas, apresentada por Chiquinho e Pitoco.
Adrenalina com Pitoco — Pitoco praticava esportes radicais, sem esquecer de passar informações de segurança.
Táxi do Zé — Eliana, disfarçada como Seu Zé, recebia personalidades em seu automóvel e fingia não conhecê-las.
Piração — Quadro apresentado por Celso Cavallini, que recebia personalidades com seus desafios extremos.
Diário de Viagem — Um quadro que mostrava as viagens de Eliana, pelo Brasil e pelo mundo.
Game Animal — Apresentado pelo biólogo Sérgio Rangel, este quadro apresentava um animal diferente em todos os episódios.
Sófofoca — Uma sátira dos programas de fofocas que invadiram a televisão, era apresentada por Eliana e Chiquinho.
Sonho de Criança — Um quadro onde crianças pobres poderiam ganhar dinheiro ao realizar uma prova pré-determinada.

Recepção
O programa foi, inicialmente, bem visto pela crítica, já que tentava educar as crianças de uma maneiras diferenciada, porém, como o público não correspondeu, o programa foi reformulado. A audiência subiu para a casa dos cinco pontos, porém, a crítica especializada não gostou do que viu. A coluna de Patrícia Kogut, no jornal O Globo, declarou que o formato que estava sendo utilizado já estava muito desgastado.[4] Em uma enquete da Folha de São Paulo, o programa ficou em 3º lugar ao se decidir o programa infanto-juvenil mais bocó, provando que o público não odiava o programa tanto quanto a crítica.[5]

prêmios
Em 2003, Eliana na Fábrica Maluca recebeu uma indicação para o Troféu Imprensa na categoria de melhor programa infantil, mas perdeu para o Sítio do Pica-Pau Amarelo, no ano seguinte, o Programa Eliana foi indicado novamente para o prêmio na mesma categoria, mas perdeu novamente para o seriado da Rede Globo.[6] No mesmo, a atração foi indicada ao Prêmio Qualidade Brasil, na categoria de melhor programa infantil, porém, perdeu por uma diferença considerável para o Sítio do Pica-Pau Amarelo, de 79% a 21%.[