
tv coloso
A TV Colosso foi um programa infantil de televisão, que substituiu o Xou da Xuxa, exibido entre 1993 e 1997 na Rede Globo de Televisão. Foi criado e dirigido por Luiz Ferré, Roberto Dornelles e José Bonifácio Brasil de Oliveira (o Boninho).
o programa
Na TV Colosso utilizavam-se bonecos caracterizados como cães, simulando todas as instâncias de uma emissora de TV; do presidente ao office-boy. Havia a protagonista Lhasa Apso Priscilla; o operador, Borges um bulldog que era o diretor de imagem e ficava na cabine de controle da programação chamando os desenhos animados que complementavam a programação da TV Colosso. Logo abaixo está a lista de alguns desenhos que foram exibidos na TV Colosso:
Animaniacs
As Aventuras dos Ursinhos Gummi
As Aventuras de Mickey e Donald
Capitão Planeta
Caverna do Dragão
Darkwing Duck
De volta para o futuro
Eek! The Cat
Em Busca do Vale Encantado (filme)
Esquadrão Marte
Família Dinossauros
He-Man
Grump, o feiticeiro trapalhão
Homem-Aranha
Pinóquio
Meu Querido Pônei
Moranguinho
Mr. Bogus
Nick & Neck
Os Smurfs
Perdido nas estrelas com Macaulay Culkin
Power Rangers
Samurai Pizza Cats
She-Ra
Snorks
Sonic the Hedgehog (SatAM)
Super Mario Bros.
Superted
Spiff & Hércules
Swat Kats - O Esquadrão Radical
Taz-Mania
The Chipmunks-Os esquilos da pesada
Thundercats
Tico e Teco e os defensores da lei
Três é Demais
Troopers
Tiny Toon
Turma da Mônica
X-Men: Animated Series
humor adulto
O humor do programa, às vezes, não era tão infantil, pois havia freqüentes referências ao "universo adulto" em meio aos bonecos, brincadeiras e piadas. Havia, por exemplo, o apresentador do jornal Walter Gate, numa referência ao caso Watergate. Havia ainda uma cadelinha do tempo, o diretor da TV chamado JF e o Capachildo Capachão seu assistente puxa-saco, além das pulgas que ficavam sabotando a programação dentro dos circuitos eletrônicos. Alguns dos programas apresentados pela TV Colosso eram paródias dos programas da Rede Globo e de outras emissoras e foram o noticiário "Jornal Colossal", sátira do Jornal Nacional; o "Clip-cão", paródia do Clip Clip, com o apresentador Thunderdog, um sósia canino do então vj da MTV Thunderbird; a novela mexicana "Pedigree", "Os Vegetais não Mentem", "A Princesa Pirata", cópias caninas das novelas; o seriado "As Aventuras do Super-Cão", brincadeira de super-herói com o policial 22-2000 Cidade Aberta; as "Olimpíadas de Cachorro", versão canina do Esporte Espetacular; e os programas do cachorro contador de histórias Jaca Paladium: o "Acredite Se Puder" e "Selvagem Mundo Animal" com os maiores absurdos da história satirizando respectivamente os programas "Acredite se quiser", famoso nos anos 80, e "Mundo Animal". Até o Você Decide foi vítima de paródias caninas como "Você Escolhe".
encerramento do programa
Como o programa era exibido de manhã e terminava por volta de meio-dia, na hora do almoço, um desses bonecos, vestido como chef, berrava com sotaque francês: Atention, tá na horrra de matarr a fomê, tá na mêss pessoaaaaal e era atropelado pelos outros, em louca disparada, que gritavam em distonância "Até amanhã! Até amanhã!" terminando o programa.
direção,produção e apoio
A criação do programa esteve a cargo do gaúcho Luiz Ferré e de Beto Dornelles do Grupo Criadores e Criaturas, Ltda., com o apoio dos redatores Valério Campos e Toninho Neves que já trabalhavam com o grupo há muito tempo. Também participaram do programa cartunistas Angeli, Laerte, Glauco, Luiz Gê, Fernando Gonsales, Newton Foot, Gilmar Rodrigues, Adão Iturrusgarai, Flávio Luiz etc.
Os mecanismos que davam expressão facial aos bonecos do programa foram desenvolvidos pela Inventiva Bonecos e Cenários a eletrônica de comando foi criada e desenvolvida por Daniel Segal que visitou os estúdios de cinema de Los Angeles para pesquisar tecnologia e materiais. Os movimentos eram comandados por rádio-controle, dando aos bonecos plena liberdade dos sets. O dublador Hamilton Ricardo era o responsável pelas vozes de vários personagens: Paulo Paulada, o segurança da TV Colosso; Jaca Paladium, um cachorro que ameaçava ferir todo mundo que não acreditava nele; o vilão Vira-Lata de Aço; Câmera Ney; e Roberval, o Ladrão de Chocolates.
Técnicas de efeitos especiais foram utilizadas pela produção da TV Colosso, como o chroma key (recurso que permite que a imagem captada por uma câmera possa ser inserida sobre outra, criando-se a impressão de primeiro plano e fundo). Assim, podiam aparecer na tela personagens que voam, que mergulham no fundo do mar, ou que têm apenas suas cabeças. Foi também utilizado o newsmate (técnica que possibilita a colocação de uma imagem recortada sobre outra), que permite a fusão dos bonecos com o cenário imaginário. Não podiam ficar de fora recursos de animação que produziam a animação dos raios do Bullborg, e as aberturas dos quadros do programa.
De dois em dois meses, os bonecos eram postos numa banheira quente e lavados com xampu e condicionador.
o retorno
O programa saiu do ar no dia 3 de janeiro de 1997, cedendo o horário ao programa infantil de Angélica: como Angel Mix e Caça Talentos.
Em 2000, os personagens da TV Colosso retornaram numa participação especial do programa Bambuluá, no qual Priscila, Gilmar, JF e Capachão caem num chafariz de pipoca.
Em 2004, os mesmos personagens cantaram o tema "Eu Não Largo o Osso" no especial Estação Globo.
Em 2008, personagens como Priscila, Gilmar, o Chef de cozinha, Capachão e outros apareceram dia 10 de Outubro de 2008 no programa da Ana Maria Braga, Mais Você num programa especial para o dia das crianças.
Em 2009, novamente no programa Mais Você, Priscila e outros personagens da TV Colosso apareceram em comemoração ao aniversário de Tom Veiga, ator que interpreta o boneco Louro José, no dia 6 de março.
Novamente Em 2009, Priscila apareceu em uma entrevista AO Vivo para o VÍDEO SHOW com André Marques falando de NOVIDADES"!!! 1 - Outubro - Estréia DVD Melhores Momentos TV COLOSSO 2 - TEATRO - EU NÃO LARGO O OSSO 3 - NOVIDADE NA TV GLOBO (AINDA NESSE ANO) , no dia 30 de abril de 2009.
Elenco e equipe
Função Pessoa
Produção Flávio Goldemberg (executiva), Ana Blota (arte), Silvana Estrella (arte)
Direção Luiz Ferré, Mário Meirelles, Roberto Vaz, José Bonifácio Brasil de Oliveira (Boninho), Roberto Dornelles (manipulação), Mário Jorge (dublagem), Alessandro Neri (assistente), Ana Blota (arte), Maurício Sherman (arte), Roberto Talma (arte), Luiz Paulo Nenem (fotografia), Marcelo Paranhos (produção)
Edição Marco Aurélio Siciliano
Elenco Quiá Rodrigues, Renato Spinelli, Cacá Sena, Érica Tucherman, Gabriel Bezerra, Julice de Paula, Mário de Ballentti, Joana Correa, Jefferson Antônio, Milton Carvalho, Renato Coelho, Paulo Adriane, Otávio Ferreira, Charlene Brito, Vandriani Lazarini, Airton Aranha, André Vagon, Cláudia Raduzewski, Luiz Carlos Nen, Henrique Serrano, Marcos Toledo, Magda Crudeli, Álvaro Petersen
Dublagem Mário Jorge, Mônica Rossi, Isis Koschdoski, Garcia Júnior, Guilherme Briggs, Sheila Dorfman, Márcio Simões, Hércules Fernando, Carlos Seidl, Marco Antônio Costa, Hamilton Ricardo, Mauro Ramos, Marco Ribeiro, Reynaldo Buzzoni, Sheila da Silva e Sousa
Desenho Luiz Ferré (personagens), Lia Renha (locações), Maria Odile (locações), Kátia Florêncio (locações), Fernando Schmidt (locações), Cao Albuquerque (figurino), Billy Accioly (figurino), Helena Araújo (figurino), Bia Rocha (figurino), Lúcia Cunha (figurino), Marília Carneiro (figurino), Hans Donner (abertura), Nilton Nunes (abertura), Ruth Reis (abertura), Capi Ramazzina (abertura), Pojucan (efeitos)
Animação Pojucan
Coordenação Jayme Enriquez (produção)
Música Mariozinho Rocha, Márcio Vip Antonucci, Guto Graça Mello, Edson e Felipe, Rodolpho Rebuzzi, Ricardo Ottoboni, Guilherme Rondon, Fernando Figueiredo, Laura Finocchiaro, Ed Wilson, Arlindo Cruz, Barney, Marcos Valle
Engenharia de Foley Leonardo da Vinci
Pessoa
Tema de Abertura Escrito por Michael Sullivan e Paulo Massadas
Cantado pelas Paquitas
Produção Mara Martins, Sérgio Barata, Carla Braga, Gilson de Sousa, José de Andrade, TV Globo Ltda.
Realização Central Globo de Produção
obs : não botamos toda a historia da tv colosso só botamos o essencial.