Pela primeira vez em “Aprendiz 6 – Universitário”, da Rede Record, Roberto Justus optou pela demissão de um líder, após uma prova que consistia em desenvolver uma matéria jornalística em vídeo. Depois de uma apresentação considerada pífia por Justus, no terceiro episódio do programa, exibido na quinta-feira (16), a equipe Best perdeu Pedro, que liderou os companheiros nesta tarefa.
Além do líder, foram para a sala de reunião os participantes Rebeca e Álvaro. Por ser a única estudante de jornalismo do grupo, Rebeca foi a mais atacada pelos companheiros, que acreditavam que ela deveria ter direcionado mais a equipe nesta tarefa. Walter Longo e Cláudio Forner, conselheiros de Justus, no entanto, não viram Rebeca como a grande culpada pelo fracasso.
Antes da segunda parte da sala de reunião ter início, Walter apontou o líder Pedro como o grande problema do grupo nesta prova. “Ele pecou pela ação e também pela omissão”, disse. Já Forner viu em Álvaro um participante que apesar de ter boas idéias e falar muito, não as executa. Decisão tomada, Roberto Justus chamou os três participantes e começou a mais temida etapa da sala: a hora da demissão.
De início, Justus pediu que os candidatos fizessem novamente a apresentação do projeto, ponto que considerou fraquíssimo na equipe. Depois disso, afirmou que este tipo de exercício deveria ser feito antes de qualquer apresentação. Após algumas discussões entre os participantes e tentativas de defesa, Justus anunciou sua decisão e Pedro foi demitido por falta de atitude para liderar e por ter estragado completamente a apresentação inicial do projeto.
A tarefa
Nesta prova do reality show, os candidatos deveriam criar, executar e desenvolver o projeto de uma matéria jornalística em vídeo, com três minutos de duração, sobre o programa de fidelidade da companhia aérea TAM. Para isso, tinham quatro dias e uma verba de R$ 6 mil.
A equipe Best, liderada pelo estudante de publicidade Pedro, logo apontou a futura jornalista Rebeca como uma espécie de segunda líder por ter mais conhecimento do assunto. A participante assumiu boa parte das tarefas e deu as diretrizes para o cumprimento do trabalho.
Já a equipe Maxxi foi liderada pela estudante de jornalismo Karina. Ao longo dos dias, a equipe se mostrou mais unida e conseguiu realizar o trabalho com mais facilidade e agilidade.
Os grupos, cada um a sua maneira, apresentaram o trabalho para a diretora de marketing da TAM, para o vice-presidente de finanças da companhia, além de Roberto Justus e seus conselheiros. A equipe Best cometeu aí o seu primeiro grande deslize: Pedro, líder e apresentador do projeto, trocou o nome e o cargo da diretora de marketing da TAM, erro percebido – e reprovado – na hora por Justus. Bem mais tranquila e com o auxílio de slides, a equipe Maxxi apresentou o projeto sem problemas. Por fim, Justus disparou: “Um grupo derrotou o outro de forma gritante”. E em seguida decretou a vitória da equipe Maxxi.
A líder Karina teve então que escolher um participante para não viajar para o destino da noite: Roma, na Itália. Apesar de dizer que todos colaboraram com o sucesso da equipe, ela decidiu que Taila foi a mais fraca nesta tarefa. A grande surpresa da noite foi anunciada por Justus em seguida: “O trabalho de vocês foi tão bom que eu acho que todos merecem viajar”. Assim, toda a equipe Maxxi seguiu para a Itália, para delírio dos participantes.