O final de negocio da china :
veja um pouco da historia desta novela que acabou sexta - feira
Negócio da China foi uma telenovela brasileira da Rede Globo escrita por Miguel Falabella, em sua primeira novela solo (já que as últimas foram escritas com Maria Carmem Barbosa), com colaboração de Flávio Marinho e Antônia Pellegrino, direção de Tande Bressane, Flávia Lacerda e Marco Rodrigo, com direção geral de Mauro Mendonça Filho e direção de núcleo de Roberto Talma. A novela estreou no dia 6 de outubro de 2008 na Rede Globo no horário das 18h, substituindo Ciranda de Pedra de Alcides Nogueira. A trama terminou no dia 13 de março de 2009, e será substituída por Paraíso, de Benedito Ruy Barbosa, a partir do 16 de março.
Apresentou Grazzi Massafera como a protagonista central; Fábio Assunção, Ricardo Pereira, Dalton Vigh e Jui Huang como os protagonistas masculinos e Anderson Lau, Fernanda Rodrigues, Déborah Kalume, Rodrigo Mendonça e Luciana Braga como os antagonistas da trama.
Sinopse da novela
Negócio da China é uma comédia romântica urbana com personagens muito divertidos e extravagantes. As histórias têm como cenário as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, além de Macau e Hong-Kong, na China, e Lisboa, em Portugal.
A história começa a se desenrolar a partir de um roubo de 1 bilhão de euros em um cassino da China, cometido pelo chinês Liu Chuang. As informações sobre a fortuna vêm parar no Brasil através de um pen-drive com a forma de um colar e afetam a vida de boa parte dos moradores de um fictício bairro do subúrbio carioca, o Parque das Nações, onde mora a romântica e batalhadora Lívia, uma típica garota que abre mão da sua família para tentar melhores condições de vida em Portugal. Como a empreitada é mal-sucedida, Lívia decide voltar para o Brasil.
Ela foi casada com Heitor, com quem tem um filho de onze anos, Théo. Por terem engravidado muito cedo, enfrentaram muitas barreiras e hoje vivem brigando e discutindo, mas não conseguem viver um longe do outro. As brigas são intensificadas por Luli Maria e Suzete, as mães de Heitor e Lívia, respectivamente, que apesar de nunca terem se entendido, têm algo em comum: querem ver seus filhos distantes um do outro. Com tudo isso, na viagem de volta, ela conhece João um jovem português que veio trabalhar na padaria do tio, ao lado da mãe, a controladora e fofoqueira Aurora. Ao conhecê-lo, a moça fica dividida entre o português e Heitor.
No mesmo bairro também mora Diego Dumas, um jovem lutador de kung fu e advogado. Filho de Júlia, uma médica conceituada, teve sua vida alterada drasticamente com a morte do pai, o médico Ernesto Dumas, que o revelara à beira da morte que ele é fruto de uma inseminação artificial. Ele namora a jovem Celeste, uma menina linda que trabalha na padaria do pai, o nervoso e conservador português Belarmino, que é casado com Carminda. Os dois também são pais de Tozé, filho mais velho do casal, que será um grande aliado da irmã quando ela decide se tornar modelo e tomar o nome artístico de Heaven. Belarmino, porém, possui um segredo do passado: ele teve um romance extraconjugal com Semíramis, uma funcionária de sua padaria, com quem teve um filho, o jovem lutador Tamuz. Celeste, por sua vez, decide deixar sua casa e desiste de se casar com Diego para seguir a carreira de modelo no Japão.
Diego, por sua vez, vai a São Paulo, onde conhece a jovem advogada Antonella Bertazzi, filha de Joelma e de Mauro Bertazzi, um casal da alta sociedade carioca. Mauro é um conceituado advogado, porém, é considerado cafajeste, devido ao fato de ter um relacionamento extraconjugal com Denise, filha de Augusta e irmã mais nova de Júlia, que a inveja devido ao casamento da médica com Ernesto. Denise vive sofrendo por Mauro, que sempre disse que jamais deixaria Joelma. No meio da história, Denise engravida de Mauro, mas decide não contar a verdade a ele.
Mauro trabalha com Adriano Fontanera, um advogado rico, gentil e de bom-caráter, proprietário do escritório de advocacia da família junto com o pai, Evandro Fontanera. No encalço de Adriano está sua ex-mulher, Abigail, melhor amiga de Joelma, que quer reatar a todo custo seu casamento com o advogado. Adriano também é irmão de Matilde, que secretamente ama Mauro e, por essa razão, nunca viveu outro relacionamento amoroso. Esse amor se aproximaria com a possibilidade de Mauro e Joelma darem um golpe em Matilde, devido ao fato de Antonella ser apontada como herdeira, devido à suposta inexstência de herdeiros. No entanto, devido á hipótese de Adriano possuir um filho, Evandro desiste temporariamente da idéia e se dedica à busca do neto, descoberto na pessoa de Diego.
A história também tem caminhos de humor protagonizados por Lucivone e Aldira, duas funcionárias da A Rosa Graxa, loja mantida por Luli e por Heraldinho, irmão mais novo de Heitor. As duas unem-se à melhor amiga Lausanne e as três se divertem juntas, tendo como ponto de encontro o restaurante El Chaparrito, onde trabalha o homem por quem Luli é apaixonada: Zé Boneco, um humilde garçom do El Chaparrito, que adora cantar e sonha em seguir a carreira artística.
Ainda no El Chaparrito, há a história de Maralanis Silvestre, uma mulher excêntrica, conhecida por desafinar ao cantar. Seu marido, Edmar Silvestre, foi sequestrado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia três anos antes. Com seu sumiço, todos no restaurante davam-no como morto. Da união de Edmar e Maralanis nasceu a doce Flor de Lys, melhor amiga de Théo. Mesmo com todos os problemas, Maralanis leva a vida de uma forma leve e bem-humorada na companhia de Alaor, um esperto e trambiqueiro funcionário do restaurante, que sonha em se casar com ela. Porém, há um segredo guardado durante o sumiço de Edmar: ela teve um filho com Alaor, o pequeno Edmarzinho.
Em busca da fortuna que existe dentro do pen-drive, todos farão de tudo para conseguir o objeto e decifrá-lo. Na luta, João, Flor-de-Lys, Lívia e Tozé são os principais elementos. Por trás do pen-drive, existem quatro bonecos, que ajudarão a revelar a senha que guarda a fortuna. Entre tudo isso, chega ao Parque das Nações um chinês chamado Wu Chuang, primo de Liu, que adota o nome do primo e, possuindo um dos bonecos que ajudam na revelação da senha, passa a lutar pela fortuna, entrando em conflito com o verdadeiro Liu. Wu passa a dar aulas de kung fu na acamdemia da cidade, a Terra do Meio, e se torna confidente de Théo, despertando a desconfiança de Flor de Lys, principalmente quando o garoto aprende golpes baixos. Em meio a tudo isso, surge a jovem Stelinha, que possui um dos bonecos e não medirá esforços para conseguir a fortuna do pen-drive, rivalizando com Flor de Lys.
Heitor, desconfiado sobre o professor, descobre documentos falsos de Wu e desaparece misteriosamente. Luli trata de culpar Lívia pelo sumiço do filho. A vida de Lívia fica mais complicada ainda quando, no trabalho, esta é assediada pelo médico obsessivo Ramiro, que é amigo de Myrna, atual namorada de Heraldinho.
Quando Lívia desiste de encontrar Heitor e passa a namorar João, o namoro desperta a fúria de Théo, que desenvolve uma grave doença cardíaca. Desesperada, Lívia recorre à ajuda do experiente médico Dr. Otávio, o único que pode salvar a vida de seu filho.
Temas Recorrentes
Personagens que praticam o kung fu - Flor de Lys, Théo, Wu Chuang, Liu, Edilza, Jasão, Suyan, Diego Dumas, Stelinha, Tamuz, Tozé e Heraldinho.
Doenças
Tumor Cardíaco - Théo.[1]
Psicopatismo - Denise
Amor e Relacionamentos
Romance entre pessoas de diferentes classes sociais - Matilde e Alaor.[2]
Romance entre pessoas de diferentes raças - Myrna e Heraldinho[3]
Romance entre pessoas de diferentes idades - Zé Boneco e Carminda.[4]
Triângulo Amoroso - Lívia, Heitor e João; Lívia, João e Otávio; Diego, Celeste e Antonella; Adriano, Júlia e Abigail; Denise, Mauro e Joelma e Carminda, Luli Maria e Zé Boneco.[5]
Inseminação Artificial - Júlia Dumas.[6]
Traição - Denise e Mauro a Joelma e Semíramis e Belarmino a Carminda.[7]
Amor não correspondido - amor de Luli Maria por Zé Boneco.[8]
Ciúme - Celeste por Antonella (e vice-versa).[9]
Separação de casais - Belarmino e Carminda.
Amor Impossível - Flor de Lys por Liu (e vice-versa).[10]
Sentimentos e ações negativas
Obsessão compulsiva - Ramiro por Lívia e Denise por Júlia e Mauro.
Ódio - Suzete por Luli Maria (e vice-versa), Denise por Julia e Mauro, Suzete por Heitor e Luli Maria por Lívia.
Agressão Física - Chineses a Aurora, a Zé Boneco, a Jasão e a Liu, Liu a vários chineses, Stelinha a Flor de Lys (e vice e versa), Stelinha a Liu, a Tozé e a Odilon, Jasão a Chineses, Wu a Heitor, Aurora e Zé Boneco a Stelinha e Edilza a Aurora, a Luli Maria e a Heraldinho.
Mediunidade - Tia Saudade.
Inveja - Denise de Júlia.
Criminalidade
Roubo milionário - Liu e Wu.
Desaparecimento - Heitor, Jasão e Tozé.
Maus Tratos - Wu, Stelinha, Chineses e Edilza a Liu.
Falsidade ideológica - Wu e Ramiro.
Assassinato - Denise a Ramiro, Edilza ao Padre Heleno, Heraldinho a Edilza e Wu a Heitor.
Criminalidade - Alaor.
Máfia Chinesa - Wu, Stelinha e Edilza.
produção
Houve muitos problemas para escalar o elenco de Negócio da China. Primeiramente, para ser a protagonista, foi cogitada a atriz Flávia Alessandra, mas por motivos pessoais, esta não aceitou. Alinne Moraes também não pode aceitar o papel e Angélica também foi cogitada mas não aceitou porque tinha que cuidar de seus filhos, alegou a apresentadora do Vídeo Game. Foi feito então um teste para o papel e então Grazi Massafera levou a melhor dentre as outras concorrentes, Juliana Baroni e Guilhermina Guinle. Também houve dificulade para escalar o papel do personagem Diego, primeiramente foi cogitado Daniel de Oliveira, que não aceitou o papel, sendo cogitado depois Reynaldo Gianecchini, que estaria ocupado com a peça Doce Deleite juntamente com Camila Morgado, sendo assim o papel ficou com Thiago Fragoso.[11]
Para viver Diego, um dos co-protagonistas de Negócio da China, Thiago Fragoso começou a fazer aulas de Kung Fu um mês antes de começar a gravar. O ator nunca tinha feito artes marciais, apesar de ter tido vontade. “De luta, eu só tinha praticado capoeira, em dois momentos da minha vida. Nunca consegui tempo para fazer artes marciais. Então, agora estou aproveitando bem essa oportunidade”.[12]
As histórias têm como cenário as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo no Brasil; além de Macau e Hong-Kong, na China, e Lisboa, em Portugal.[13]
Negócio da China terminou dia 13 de março e a sua substituta será o remake de Paraíso de Benedito Ruy Barbosa que teve suas primeiras gravações no começo de Janeiro de 2009. Totalizará 137 capítulos, cinco a mais que sua antecessora.
Mudanças de intérpretes
O ator escalado para um dos personagens mais importantes de 'Negócio da China", novela das 18h de Miguel Falabella, Anderson Lau quebrou o pé nos ensaios para as primeiras cenas e teve que ficar fora de combate por mais de um mês. A produção fez testes às pressas para encontrar o substituto, Jui Huang, ele acaba de chegar de Portugal onde gravou as primeiras cenas, e logo foi para a China com o diretor da novela, Mauro Mendonça Filho. Jui é filho de chineses, fala mandarim e luta kung fu e karatê há cinco anos. Esta é sua estréia na TV. Anderson Lau voltou à trama no segundo mês como um falso Liu, Wu Chuang, o antagonista principal da novela.[14]
Depois de faltar muito e passar mal nas gravações da novela, a Rede Globo decidiu afastar o protagonista Fábio Assunção por tempo indeterminado. No lugar dele, entrou um personagem interpretado por Dalton Vigh para formar o triângulo amoroso entre Lívia (Grazzi Massafera) e João (Ricardo Pereira). Fábio Assunção foi tratar-se na mesma clínica em que se tratou Falcão, uma clínica no Rio de Janeiro, e todo o seu tratamento foi pago pela emissora. [15][16]
Mesmo afastado da novela, Fábio Assunção havia declarado que esperava voltar a tempo para fazer o final da novela. Nos bastidores, Grazzi chorou e não havia previsão de quando Thiago Lacerda entraria na trama para substituí-lo. A previsão era de que ele entraria no meio de dezembro (por fim, o personagem foi interpretado por Dalton Vigh). [17] E, para dar um "fim" ao personagem Heitor, vivido por Fábio Assunção, Miguel Falabella escreveu cenas em que Heitor encontraria documentos falso de Wu Chuang e se envolveria com o falso Liu interpretado pelo ator Anderson Lau.[18]
Uma homenagem a Dercy Gonçalves foi feita em Negócio da China. A personagem Violante Gonçalves, interpretada por Claudia Jimenez, é uma vigarista que estrelou um filme nos anos 60 em que se chamava Violante ("Dona Violante Miranda"). A estréia da personagem foi prevista para o dia 12 de dezembro, onde a personagem encontrará Belarmino dizendo que pode ajudá-lo. A atriz Claudia Jimenez recusou um papel garantido na novela das oito da emissora, Caminho das Índias de Glória Perez como a secretária Wal (interpretada por Rosane Gofman). Duas semanas depois do acontecido, Claudia aceitou o papel de Violante Gonçalves na novela de Falabella, com quem tinha trabalhado anteriormente na série Sai de Baixo.[19]
O personagem Otávio seria interpretado por Thiago Lacerda. O ator deveria ter começado a gravar no dia 2 de Dezembro, o que não aconteceu. O ator já estava escalado para a próxima novela das oito do autor Manoel Carlos. Por esses motivos, a Globo resolveu tirá-lo da novela antes mesmo de começar a gravá-la.[20]Para viver o personagem e fechar o triângulo amoroso com Lívia e João, foi chamado o ator Dalton Vigh, que substituirá Thiago Lacerda, sem data de estréia prevista.[21]
Abertura
A abertura de Negócio da China é feita diferentemente das tramas normais. Jui Huang, que é o protagonista que movimenta a trama é creditado apenas no final, enquanto Anderson Lau é creditado no meio, sendo que ele é o antagonista principal. O ator Ricardo Pereira é creditado após Thiago Fragoso e Herson Capri, sendo que ele também é protagonista da novela e os dois são co-protagonistas.
A abertura mostra cenas de Liu Chuang, personagem de Jui Huang lutando pelo pen-drive com vários chineses a mando de Wu, personagem de Anderson Lau, embalado pela música Lig Lig Lig Lé, de Oswaldo Santiago e Paulo Barbosa (já interpretada por Adriana Calcanhotto) na voz do cantor Ney Matogrosso.[23]
Audiência
Média mensal de audiência da exibição original[24]
Média mínima requisitada pela emissora: 30 pontos.
Média geral: 21 pontos.
Audiência na Região Metropolitana de São Paulo
de acordo com o IBOPE
Mês Audiência Share
Outubro 21 pontos 47%
Novembro 22 pontos 51%
Dezembro 21 pontos 49%
Janeiro 21 pontos 50%
Fevereiro 20 pontos 51%
Março 21 pontos 52%
Média Geral 21 pontos 49,6%
Estréia: O primeiro capítulo marcou uma média de 30 pontos com picos de 32 e share de 67,7%, maior até que o melhor índice da anterior, Ciranda de Pedra, que foi 28 pontos. Ciranda de Pedra marcou 25 pontos em seu primeiro capítulo e nunca conseguiu chegar ao índice de 30 pontos. Vale ressaltar que este alto índice deve-se ao número alto de televisores ligados, o que influencia diretamente na audiência.[25]
Menor audiência: No sábado, 31 de Janeiro, a novela entra para a história da teledramaturgia global marcando a pior audiência de todas as novelas já produzidas pela Rede Globo, com apenas 14 pontos de média.[26] Neste dia, também, Três Irmãs e Caminho das Índias marcaram récordes negativos. A novela das sete fechou com 16 pontos e a novela do horário nobre com 28 pontos, apenas.
Comparação: Em relação às 17 novelas das 18h exibidas na Globo desde 2000, o Ibope dado até aqui pela novela de Miguel Falabella não é crítico, mas tão pouco é gratificante, seja para elenco ou para a tranqüilidade da casa. Mas não está de todo mal. Basta lembrar que histórias como A Padroeira (2001) , Eterna Magia (2007) e Desejo Proibido (2007 e 2008) ficaram na mesma faixa de 25 pontos e são até hoje referência de boa produção dramática. [27]
Último Capitulo: O último capitulo de Negócio da China marcou média de 21 pontos, e alcançou picos de 23.[1]
Média Geral: a trama amargura a pior audiência de uma novela das seis não só da atual época, mas também de toda a história da teledramaturgia da Rede Globo com média geral de 21 pontos.
Recepção
Uma semana após a estréia, Negócio da China registrou no Ibope média de 18 pontos, perdendo no total perto de metade (43%) de sua audiência. É provavelmente a menor média de uma novela em toda a história da Rede Globo - embora a alteração da metodologia de apuração, por parte do Ibope, tenha mudado com o passar dos anos, o que impede uma comparação precisa entre décadas. E nada indica mudança nessa tendência. Basta verificar o horário de verão, período em que as novelas sofrem baixa em sua audiência.[29]
Elenco
Fábio Assunção, intérprete de Heitor, se ausentou da novela no mês de dezembro mas continuou sendo creditado na abertura da novela até o final da trama.
Esse mesmo fato aconteceu também com Élida L'Astorina e com Elder Gatelli (por seu desaparecimento da trama após entrar no caminho de Wu, como aconteceu com Heitor, personagem de Fábio Assunção).
Em tempo: Élida L'astorina apareceu na novela até o final da trama, em todas as cenas do escritório, com falas.
Ator Personagem
Fábio Assunção Heitor Alonso
Grazi Massafera Lívia Noronha
Herson Capri Adriano Fontanera
Thiago Fragoso Diego Dumas
Ricardo Pereira João Moreira
Juliana Didone Celeste Moreira
Leona Cavalli Maralanis Silvestre
Fernanda de Freitas Antonella Bertazzi
Luciana Braga Denise
Oscar Magrini Mauro Bertazzi
Fernanda Rodrigues Stelinha (Stela Falcão)
Xuxa Lopes Abigail Tardini
Vera Zimmerman Joelma Bertazzi
Jandir Ferrari Alaor
Zezé Barbosa Semíramis
Bruna Marquezine Flor de Lys Silvestre
Bia Nunnes Matilde Fontanera
Sandro Christopher Odilon Falcão
Telma Reston Olímpia
Maria Gladys Lucivone
Débora Olivieri Aldira
Josie Antello Lausanne
Cláudia Netto Dalva Falcão
Raoni Carneiro Heraldinho (Heraldo Alonso)
Izabella Bicalho Zuleika
Dudu Pelizzari António José Moreira (Tozé)
Rodrigo Mendonça Dr. Ramiro
Anderson Lau Wu Chuang (falso Liu)
Frederico Reuter Zé Boneco
Renata Vilela Drª. Myrna
Eike Duarte Théo Noronha
Jui Huang Liu Chuang
Bruce Gomlevski Nereu
Luciana Mizutani Suyan
Ernesto Xavier Tamuz Moreira
Élida L'Astorina Vera
Elder Gatelli Jasão
Déborah Kalume Edilza
Nil Neves Isidoro
Apresentando os portugueses
Ator Personagem
Maria Vieira Aurora Moreira
Joaquim Monchique Belarmino Moreira
Carla Andrino Carminda Moreira
Atores convidados
Ator Personagem
Francisco Cuoco Dr. Evandro Fontanera
Nathalia Timberg Dona Augusta
Yoná Magalhães Suzete Noronha
Eliana Rocha Luli Maria Alonso
Duse Nacaratti Tia Saudade
Natália do Valle como "Júlia Dumas"
Ney Latorraca como "Edmar Silvestre"
Cláudia Jimenez como "Violante"
Dalton Vigh como "Otávio"
Trilha Sonora
Capa: os quatro bonequinhos chineses que aparecem na senha do pen-drive
Xi Shua Shua - The Flowers (tema geral)
Samba da Zona - Mariana Baltar (tema geral)
Eu Amo Você - Tim Maia (tema de Lívia e Heitor)
Lugar Comum - Sérgio Mendes (participação especial Jovanotti) (tema de locação)
Ainda Gosto Dela - Skank (participação especial Negra Li) (tema de Diego e Celeste)
Tempo de Estio - Jammil e Uma Noites (participação especial Caetano Veloso) (tema de locação)
Deixa Quieto - Gabriel o Pensador (tema de locação)
Devaneio - Jorge Vercillo (tema de Adriano e Júlia)
Mais Alguém - Roberta Sá (tema de Diego e Antonella)
Vidro Fumê - Ricky Vallen (tema de Edmar e Maralanis)
De Volta Pro Amor (Way Back Into Love) - Yahoo (participação especial Olívia Heringer) (tema de João e Lívia)
Burguesinha - Seu Jorge (tema de Abigail)
Alguém como Tu - Dick Farney (tema de Luli)
Simples Carinho - Gal Costa (tema de Denise e Mauro)
O Moço Velho - Toni Platão (tema de Adriano)
Lig Lig Lig Lé - Ney Matogrosso (tema de abertura)
e ainda
Olhos nos Olhos - Frederico Reuter (tema de Zé Boneco e Carminda)
Haja o que houver - Madredeus (tema de João e Lívia)
Por hoje é só muito obrigado por tudo
vaelu
blog audiência de emissoras