Programa Silvio Santos é um programa-espetáculo de variedades, configurado principalmente como uma seqüência de quadros programas de auditório, iniciado pelo apresentador Silvio Santos desde os anos 60, variadas emissoras de televisão. Tornou-se a principal atração do SBT aos domingos, onde é apresentado até hoje.
História
O programa começou em São Paulo em tempo alugado por Silvio Santos na TV Paulista, uma emissora local que mais tarde seria absorvida pela Rede Globo. Tornou-se líder de audiência, transformou Silvio em celebridade e fez do Baú da Felicidade um fenômeno de vendas. Aos poucos Silvio ampliaria o programa a cerca de 10 horas de duração. A incompatibilidade crescente com o "padrão Globo de qualidade" e a dificuldade de negociação de contratos levaram a atração a se transfeir para a TV Tupi em 1976.
Após uma luta política de vários anos, no dia 22 de outubro de 1975 o presidente Ernesto Geisel assinou o decreto 76.488 outorgando a Silvio Santos o canal 11 do Rio de Janeiro, passando a transmitir seu programa na recém-nascida TVS (TV Studios), no bairro de São Cristóvão, a primeira emissora do que em 1981 viria a se tornar o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). Simultaneamente, o programa continuou sendo transmitido em cadeia nacional pela Tupi até a falência da rede em 1980.
Em sua própria rede, o Programa Silvio Santos se tornou um agrupamento de vários programas de auditório, dentre eles o Topa Tudo Por Dinheiro, Gol Show, Tentação, Hot Hot Hot, Qual é a Música?, etc. Dos anos 80 em diante Silvio abriu espaço gradual para outros apresentadores, com destaque para Gugu Liberato.
Em todos estes anos o programa já teve quase 100 quadros apresentados por Silvio Santos, além de atrações comandadas por Gugu Liberato, Celso Portiolli, Hebe Camargo, Ratinho, Otávio Mesquita e outros. Também foram integrados programas humorísticos, séries americanas, partidas de futebol e corridas de Fórmula Indy.
Com a redução da atuação pessoal de Silvio Santos como apresentador, o Programa Silvio Santos parou de existir com esse nome (ele deixou de ser usado em grades de programação - a última abertura foi exibida em 2001).
Em 2007, Silvio Santos voltou a apresentar uma quantidade considerável de programas no domingo no SBT.
Em 2008 , Silvio Santos volta a apresentar o programa com mais de 4 horas de duração , com a participação de cantores , sósias de personalidades e mais tarde a participação da garota Maísa Silva , com um pequeno quadro de entrevistas.
Retorno
Em 1º de junho de 2008 o programa retornou ao ar com quadros consagrados e pitadas de antigos programas Qual é a Música?, Topa Tudo por Dinheiro e Hot Hot Hot. Em tese é uma mistura de tudo o que Silvio Santos já fez em seus vários anos de carreira. A frase "Quem quer dinheiro?", por exemplo, muito popular nos anos 80 e 90 pode ser ouvida novamente no programa. O novo programa conta ainda com alguns quadros como: "Sucesso de Ontem e de Hoje", "Brincadeiras com o Auditório", "Câmera Escondida", "Segredo Musical", "Jogo das Três Pistas", "Jogo dos Casais", "Jogo dos Pontinhos", "Não Erre a Letra", "Gincana do Parque Aquático", "Concurso de Sósias" e "Jogo dos Pais e Filhos". Em meados de Agosto , Silvio Santos convida a pequena apresentadora Maisa Silva para participar de um quadro de seu programa.
Engajamento
Há um dia