I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Investigadores franceses reclamam que Brasil impede acesso a autópsias

Secretaria de Defesa Social de Pernambuco nega bloqueio a dados.
Avião da Air France caiu após decolar do Rio em direção a Paris.

Do G1, com agências internacionais

O Escritório de Investigação e Análise da França (BEA) afirmou nesta quarta-feira (17) que não está "contente com o impedimento da entrada de patologistas franceses nas autópsias de corpos de vítimas do voo 447 no Brasil".

Sgeundo Paul-Louis Arslanian, diretor da entidade, os patologistas enviados ao Brasil não foram autorizados a participar das autópsias nem dos resultados dos exames. "Não estou contente. Espero que tenha alguma explicação. Por enquanto é a informação que tenho e nada mais. Por favor não tentem criar problemas entre a França e o Brasil", afirmou.

Contatada pela reportagem do Bom Dia Brasil, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco negou a informação e afirmou que os quatro peritos indicados pela embaixada francesa estão tendo livre acesso aos exames do Instituto de Medicina Legal do Recife (veja no vídeo acima).

Arslanian falou nesta quarta-feira (17) em entrevista coletiva en Le Bourget, sede do organismo responsável pela investigação técnica sobre o acidente do Airbus da Air France, que ia do Rio a Paris.

De acordo com ele, não há novas pistas sobre as causas do acidente com o voo 447 que caiu no oceano Atlântico, matando 228 pessoas. Segundo ele, mais informações podem ser divulgadas nos próximos dias.


"Levando em consideração todo o trabalho que foi realizado e tudo o que temos, penso que talvez nos aproximamos de fato um pouco do objetivo", declarou Arslanian, que pediu "muita paciência" enquanto os corpos são resgatados e os destroços do avião são encontrados. "O objetivo é compreender o que aconteceu", completou.

"Fazemos o melhor possível e é muito difícil. Estamos fazendo o máximo para recuperar tanto os registros de voo como os corpos. Não podemos dizer atualmente em que teremos êxito", completou.

"É quase certo que o avião não poderá ser recuperado por inteiro", acrescentou Arslanian. O BEA é o único organismo na França que realiza as investigações técnicas para determinar as causas do acidente de um avião.

* Com informações da Reuters e France Presse