I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Falta de lazer aumenta audiência das novelas no interior




As novelas da Globo têm registrado altos índices de audiências nas capitais fora do eixo Rio-São Paulo, informa a coluna Outro Canal, assinada por Daniel Castro na Folha desta terça-feira (10).


De acordo com informações da coluna, em Porto Alegre, por exemplo, "Caminho das Índias" já alcançou média de 51 pontos, 11 a mais do que a média nacional.

O colunista informa que, além da falta de lazer nos centros mais afastados, a Globo ainda credita o aumento da audiência à fragilidade da concorrência nestas cidades.

O fato de, no horário de algumas novelas, as concorrentes exibirem telejornais voltados para o público de São Paulo também favorece a programação da Globo.


Confira na integra::

Em Porto Alegre, a novela "Caminho das Índias" tem até agora 51 pontos, 11 a mais do que a média nacional. Em Florianópolis, "Caras & Bocas" está com 42 pontos, um número que supera até os velhos bons tempos das novelas das sete da Globo. Em Salvador, "Paraíso", exibida às 18h, tem 39 pontos, uma média de novela das oito para o atual padrão de São Paulo e Rio de Janeiro.

A Globo tem duas explicações para tais fenômenos regionais de audiência: a fragilidade da concorrência fora do eixo Rio-São Paulo e a falta de lazer nos centros mais afastados.
No caso de "Paraíso", uma trama rural, o departamento de pesquisa da Globo identificou "adequação do conteúdo" em Porto Alegre (onde dá 31 pontos), Curitiba (32) e Belo Horizonte (34). Já em Salvador e Recife (37) a novela se beneficia também do fato de no horário as concorrentes exibirem telejornais voltados para SP.

A falta de jornalismo local na Record também favorece "Caras & Bocas" no Nordeste e no Sul. Por outro lado, é justamente esse jornalismo paulista que faz com a Globo tenha registrado nos últimos anos as menores audiências de suas novelas das seis e das sete em São Paulo.

Em Florianópolis e em Recife, todas as novelas da Globo se beneficiam da ausência do SBT. Em Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre, a Record só recentemente reforçou sua cobertura e é frágil no Ibope.