I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Em entrevista Ana Paula Padrão fala de Record, SBT e volta aos telejornais. Confira:


Antes mesmo que a reportagem de IMPRENSA pudesse fazer alguma pergunta, Ana Paula Padrão começou esta entrevista. "Há quanto tempo você está na revista?" perguntou a jornalista, dando início à conversa que se desenrolou por uma hora e meia no edifício comercial da Rede Record. O endereço, próximo à avenida Paulista, era naquele momento mais frequentado pela recémcontratada do que os estúdios do telejornalismo da emissora, distantes dali. Pudera: a transição de Ana Paula do SBT para ancorar o "Jornal da Record" foi intensamente pautada por diretrizes de mercado, como a própria entrevistada ressalta a seguir: "Jogar fora um patrimônio que eu tenho era um pouco falta de juízo". Ana Paula mantinha-se há dois anos afastada dos holofotes, dedicando-se às grandes reportagens do "SBT Realidade".

Mas a realidade, no caso, pareceu ser outra. A ausência da jornalista no papel de apresentadora era sentida pelas redes, pelos colegas, pelo público. Aparecesse mais ou menos na tela da TV, Ana Paula foi finalista em todas as cinco edições do Troféu Mulher Imprensa, sendo em três delas ganhadora. Dessa forma, seu retorno a um telejornal no horário nobre teve a ver com uma demanda tangível e bastante forte. "Só consegui me decidir depois que tomei conhecimento do quão grande era a demanda do mercado para eu voltar pra bancada", admite.

Um trabalho de convencimento gradual, que se especula ter começado há dois anos e envolvido quantias bastante sedutoras, foi amolecendo a outrora firme decisão de não voltar à apresentação. Primeiro, houve a garantia de futura produção de reportagens, a grande paixão de Ana Paula. Segundo, a prerrogativa de não exercer funções executivas no telejornal, uma demanda relacionada à diminuição do estresse de um fechamento diário e à qualidade de vida - exigência esta que, no passado, pautou sua saída da Globo e o projeto de ser mãe. Depois de tentar seguidas vezes, a jornalista revela, com olhos marejados mas resolutos, que a maternidade já não é mais uma obsessão, apesar de ainda ser uma mácula em recuperação.

São dores e obstáculos que a jornalista pretende tratar com o que sabe fazer melhor: reportagens. Na entrevista a seguir, Ana Paula declara mais uma vez seu grande amor por boas apurações de rua, no tête-à-tête com as pessoas. "Tenho uma profunda satisfação numa boa entrevista, quando acho que consegui conversar com uma pessoa e tirar dela coisas que não são banais, não são óbvias, mas fazem muito parte da vida dela", destaca. A entrevista a seguir - cuja pergunta inaugural, como descrito anteriormente, foi de autoria da entrevistada - é um ótimo exemplo dessa saudável inquietação de Ana Paula Padrão.