I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado, 13 de junho de 2009

Debasse de noticias part 3


saúde

Temos uma Alimentação Saudável?

O que significa uma alimentação saudável? Acho que isso depende de para quem estamos falando, ou de qual "expert" estamos escutando. A maioria das pessoas assume, antes de me encontrar, que tenho uma alimentação saudável. Então parei por um momento para me perguntar, será que tenho? Bem, gosto de pensar que sim, o que significa comer de forma saudável regularmente como hábito de vida.

Mas isso não significa que só como alimentos saudáveis, ou que somente ingiro algo não saudável uma vez por ano (isso não seria divertido!). Mas tento manter a base da minha alimentação diária saudável com algumas (e alguns impulsos momentâneos) escolhas não saudáveis no meio!

Se você tem lido as minhas dicas, sabe que gosto de recomendar que coma freqüentemente uma variedade de alimentos de todos os grupos alimentares, tomando o café da manhã, e combinando pequenas quantidades de proteína com alimentos ricos em carboidratos. Chamo esses de alguns de nossos "instrumentos" para uma alimentação saudável, energia e perda de peso.

Mas vamos dar uma olhada mais de perto no que poderia ser considerado hábito de alimentação saudável pela maioria dos especialistas, sem retoques (desculpe!). Também, se gastarmos um pouco mais de tempo no que poderíamos adicionar à nossa dieta, no lugar do que deveríamos cortar, acredito que nos encontraríamos comendo de forma saudável com mais freqüência.

Então, nós estamos:

Comendo pelo menos 3 frutas diferentes por dia?

Comendo pelo menos 3-5 tipos diferentes de vegetais por dia (incluindo folhas verde-escuras, crucíferos - como brócolis, couve, couve-flor e repolho - e uma variedade de cores)?

Comendo uma refeição totalmente vegetariana uma vez por semana?

Comendo peixe no lugar da carne vermelha ou do frango pelo menos duas vezes por semana?

Ingerindo lacticínios de pouco gordura, como iogurte ou leite, 2-3 vezes por dia?

Comendo cereais integrais no lugar dos produtos de farinha branca (por exemplo, arroz integral no lugar do branco) quase todos os dias?

Comendo refeições nutricionalmente densas no lugar das de muitas calorias e poucos nutrientes (pipoca no lugar de M&M, por exemplo) mais de 50% das vezes?

Substituindo um método de cozimento ou temperos com muita gordura por uma alternativa com menos gordura (geléia no lugar da manteiga, ou cubo de caldo de galinha no lugar de óleo) mais de 50% das vezes?

Utilizando as gorduras mono-insaturadas saudáveis, como óleo de oliva, no lugar da manteiga quando usamos gordura para cozinhar.

Se nos lembramos de aplicar alguns desses instrumentos na maior parte do tempo para comer de forma saudável, então talvez possamos saborear as outras opções algumas vezes sem nos sentirmos culpados e ficarmos no caminho para a alimentação saudável. Já estamos nos alimentado de forma saudável?