I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Coluna esportes:Todas noticias sobre esporte


Dentinho x Taison: um duelo particular recheado de coincidências

Jovens atacantes de Corinthians e Internacional colecionam semelhanças nas trajetórias da categoria de base até o estrelato na equipe profissional

Alexandre Alliatti, Carlos Augusto Ferrari e Leandro Canônico Porto Alegre e São Paulo

Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM

Editoria de Arte

Dentinho e Taison são a esperança de gols de seus times na final da Copa do Brasil deste ano

A diferença de idade entre o corintiano Dentinho e o colorado Taison é de um ano e dois dias. Mas para por aí. As semelhanças formam uma lista muito maior. Os dois são formados nas categorias de base dos clubes, foram promovidos ao elenco profissional de repente, rapidamente se tornaram xodós das torcidas e têm uma relação muito íntima com as redes.

Dentinho estreou em uma fogueira enorme: clássico contra o Palmeiras, no Brasileirão de 2007, ano da queda para a Série B. Naquele jogo, o Timão foi derrotado por 1 a 0. O debute de Taison não foi menos marcante. Pelo contrário. O garoto colorado fez sua primeira partida como titular em um empate com o Grêmio, no Olímpico, pelo Nacional de 2008.

Ambos, porém, explodiram mesmo nas temporadas seguintes às suas estreias. Dentinho, de 20 anos, foi o artilheiro do Corinthians no ano passado, quando o time conquistou o direito a voltar para a elite nacional. Já Taison, de 21, foi o goleador do Campeonato Gaúcho deste ano, com 15 gols, e é o artilheiro da atual edição da Copa do Brasil.

Ao todo, Taison tem 70 jogos e 25 gols com a camisa do Internacional. Já Dentinho tem 103 partidas e balançou as redes 31 vezes. Nesta Copa do Brasil, aliás, o atacante corintiano tem sido tão importante quanto o colorado para o Inter. Afinal, ele é o artilheiro da equipe ao lado de Chicão, com três gols. E não foram quaisquer três gols.

O primeiro de Dentinho na competição foi na derrota por 3 a 2 para o Atlético-PR, nas oitavas de final. O Corinthians perdia por 3 a 0, quando Cristian diminuiu e o jovem atacante fez o segundo nos acréscimos. Depois, ele fez o da vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense, nas quartas, e o do empate por 1 a 1 com o Vasco, nas semifinais.

- Eles têm características parecidas. São jogadores de velocidade, que partem da beirada para dentro. Apesar de não serem os atacantes considerados principais, eles têm tido participação importante nas equipes. O Taison tem feito mais gols nesta temporada, mas quando precisamos o Dentinho apareceu muito bem – avaliou o corintiano Mano Menezes.

Se o Corinthians está em alerta com o poder ofensivo de Taison, no Internacional não é diferente em relação a Dentinho. E quem fala sobre isso é o artilheiro colorado.

- O Dentinho é um jogador sensacional, bastante conhecido lá em São Paulo, um cara de seleção. É mais um com quem precisamos tomar muito cuidado – alertou Taison.

O primeiro duelo entre Taison e Dentinho está marcado para esta quarta-feira, às 21h50m, no estádio do Pacaembu. O segundo e decisivo será dia 1º de julho, no Beira-Rio.

Grêmio recebe o Caracas e tenta ficar entre os quatro melhores da América

Empate por 1 a 1 na Venezuela deixa time tricolor em boa situação para o duelo desta quarta-feira, no Olímpico, valendo vaga na semi da Libertadores

O Grêmio está a um passo de poder bater no peito e dizer, todo orgulhoso, que é um dos quatro melhores times de futebol do continente. Basta vencer o Caracas a partir das 21h50m desta quarta-feira, no Olímpico, para o time gaúcho garantir vaga nas semifinais da Libertadores da América. Até empate por 0 a 0 serve, já que o duelo de ida, na Venezuela, teve igualdade por 1 a 1. Será o segundo jogo da equipe de Paulo Autuori no esquema 4-4-2, pela primeira vez utilizado no principal torneio continental.

O Caracas, também chamado de Los Rojos del Ávila, certamente o melhor time encontrado pelo Grêmio até agora na Libertadores, precisa vencer ou buscar empate a partir do 2 a 2 no Olímpico para ficar com a vaga. O time venezuelano está mobilizado. No primeiro jogo, na terra de Hugo Chávez, a torcida lotou o estádio e fez bonita festa. O objetivo é repetir, com um pouquinho mais de competência, o desempenho de 2007. Nas oitavas de final, após empate por 2 a 2 na Venezuela, o Caracas fez 2 a 0 no Santos na Vila Belmiro, mas acabou cedendo a virada e ficou sem a vaga.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os detalhes da partida em Tempo Real. O SporTV 2 mostra ao vivo para todo o Brasil.

O 4-4-2 ideal em campo

Tcheco no treino gremista. No 4-4-2, ele tem mais liberdade de encostar nos homens de frente

O Grêmio estreou o esquema 4-4-2, tão anunciado pelo técnico Paulo Autuori, no empate por 0 a 0 com o Fluminense, domingo passado, no Maracanã. A nova distribuição tática já apresentou um time mais criativo, com Tcheco se aproximando da área, como queria o treinador. Nesta quarta, o sistema será pela primeira vez utilizado na Libertadores. E com os jogadores que Autuori quer.

No Maracanã, Ruy e Réver, suspensos, não puderam atuar. Eles voltam ao time agora. Na zaga, quem sobra é Rafael Marques, apesar das boas atuações. Túlio ganha força como titular do meio, ao lado de Adílson na proteção aos avanços de Souza e Tcheco. O único desfalque é o goleiro Victor, a serviço da seleção brasileira na Copa das Confederações.

Paulo Autuori, bicampeão da Libertadores com Cruzeiro e São Paulo, quer que o Grêmio marque forte e ataque com qualidade no Olímpico. Ele pede humildade na defesa e ambição no ataque.

Autuori dá instruções durante o treino. Ele terá a formação considerada ideal no meio-campo

- Eu trabalho com os jogadores para que eles tenham consistência na partida. Sólido na defesa, objetivo no ataque. Isto que eu quero e é isto que vamos provar amanhã. Espírito vitorioso. Tem que saber que quando o adversário tem a bola é o melhor time do mundo e marcar em cima. E quando nós tivermos a bola, somos nós os melhores do mundo – comentou.

O Olímpico deve receber aproximadamente 40 mil pessoas na partida. A procura por ingressos foi muito boa durante a semana.

Caracas mobilizado

Na capital da Venezuela, telões serão espalhados para a torcida acompanhar o jogo. É forte a mobilização para a partida. O Caracas deve ter apenas uma mudança na comparação com o primeiro jogo. O técnico Noel Sanvicente deve colocar Lucena no lugar de Piñangos. Os destaques do time são o meia Darío Figueroa e o atacante Rentería.

GRÊMIO CARACAS
Marcelo Grohe; Ruy, Léo, Réver e Fábio Santos; Túlio, Adilson, Tcheco e Souza; Alex Mineiro e Maxi López.Vega, Romero, Barone, Rey e Cichero; Vera, Darío Figueroa, Lucena e Jesús Gómez; Rentería e Castellín.
Técnico: Paulo Autuori.Técnico: Noel Sanvicente.
Estádio: Olímpico. Data: 17/06/2009. Horário: 21h50m. Árbitro: Carlos Torres (Paraguai). Auxiliares: Rodney Aquino (Paraguai) e César Franco (Paraguai).
Transmissão: O SporTV 2 exibe a partida ao vivo para todo o país.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 21h50m (de

Visitante indigesto, Palmeiras tenta manter sonho do bicampeonato

Depois de duas definições de vagas longe do Palestra Itália, time brasileiro tenta repetir façanha nesta quarta-feira, contra o Nacional, no Centenário

Equipe durante o treino de reconhecimento do estádio Centenário, em Montevidéu

Um visitante nada cordial é o que o Palmeiras espera ser novamente nesta edição da Taça Libertadores. Nesta quarta-feira, às 19h20m, o time brasileiro tenta manter uma rotina recente no torneio continental. Depois de bater Colo Colo e Sport longe do Palestra Itália, a equipe de Vanderlei Luxemburgo busca outra classificação na competição, desta vez no estádio Centenário, onde enfrenta o Nacional, valendo uma vaga na semifinal do campeonato. A partida, encarada como a mais importante do semestre, pode ser definida como outra afirmação do time na disputa ou o fim do sonho do bicampeonato – os alviverdes já conquistaram a América em 1999.

O SPORTV transmite a partida ao vivo a partir das 19h20m (horário de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real o encontro entre brasileiros e uruguaios.

Depois de empatar a partida realizada no seu estádio por 1 a 1, o Palmeiras precisa vencer ou conseguir nova igualdade, mas por dois gols ou mais, para seguir na competição –nesta etapa do torneio, o gol fora de casa tem um peso maior. Novo 1 a 1 leva a definição para as penalidades, enquanto que o 0 a 0 deixa o Nacional com a vaga.

Luxa diz que a vaga está em aberto

Cleiton Xavier no Centenário. Ele foi o herói na classificação contra o Colo Colo

Por isso, a equipe se apóia nos exemplos dos jogos contra Colo Colo e Sport para se motivar e confiar que uma nova classificação pode acontecer. Diante dos chilenos, o time brasileiro precisava vencer a disputa em Santiago para avançar à fase de mata-mata da competição. O gol salvador de Cleiton Xavier nos minutos finais da partida colocou a equipe nas oitavas de final.

Na disputa seguinte, contra os pernambucanos, a equipe venceu o jogo em casa por 1 a 0, mas foi derrotada no tempo normal pelo mesmo placar na Ilha do Retiro. Na definição por pênaltis, Marcos voltou a brilhar, agarrando três cobranças e finalizando a batalha em 3 a 1 para os paulistas.

- É uma decisão e tudo pode acontecer. É preciso jogar 90 minutos com inteligência. O empate não nos tirou da competição. Vamos trabalhar bem essa partida, e o pessoal está bem preparado. Agora, veremos o que acontece, pois ainda está tudo em aberto – disse o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Na partida em Montevidéu, o treinador palmeirense deve abrir mão do esquema com três zagueiros, sacando Marcão e optando por Souza no meio-campo, ao lado de Pierre. Na frente, Willians, recém-recuperado de uma pubalgia, forma o ataque com Keirrison.

Nacional com problemas

O técnico Gerardo Pelusso ganhou uma baixa de última hora para enfrentar o Palmeiras. Sem poder contar com Alvaro Fernández, fortemente gripado, o treinador do time uruguaio terá de montar a sua equipe com três defensores, usando Federico Dominguez na lateral esquerda. Em compensação, o Nacional terá o atacante Biscayzacú, que estava gripado, e forma o ataque com Medina.

Embora tenham a vantagem de poderem jogar por um 0 a 0 para seguirem no torneio, os jogadores do Nacional rechaçam uma postura defensiva em casa. Segundo Medina, o estádio Centenário deve estar cheio (38 mil ingressos foram vendidos até esta terça) e os torcedores vão empurrar a equipe para cima dos brasileiros. E cita a partida do Alviverde contra o Colo Colo como exemplo do que os uruguaios não devem fazer.

- Estamos bem e confiantes. Não pensamos que o 0 a 0 pode nos garantir. Nos concentramos na necessidade de fazer gols porque vamos jogar em casa e a torcida vai querer ver isso. O Palmeiras venceu o Colo Colo com um golaço do 10 (Cleiton Xavier). Com um gol como aquele nada se pode fazer. Por isso temos de pensar em marcar – salientou.

NACIONAL PALMEIRAS
Muñoz; Coates, Vitorino e Romero; Matias Rodriguez, Oscar Morales, Arismendi, Lodeiro e Federico Dominguez; Medina e BiscayzacúMarcos, Wendel, Maurício Ramos, Danilo e Armero, Pierre, Souza, Cleiton Xavier e Diego Souza; Willians e Keirrison.
Técnico: Gerardo Pelusso.Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Estádio: Centenário, Montevidéu. Data: 24/07/2008. Horário: 19h20m. Árbitro: Carlos Vera (Equador). Auxiliares: Juan Cedeño e Luis Alvarado (ambos equatorianos) .
Transmissão: O SporTV exibe a partida ao vivo.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 19h20m (de Brasília).

Diego treina novo salto para 'pagar dívida com o Brasil' nas Olimpíadas de Londres

Ginasta apresentará novidade pela primeira vez durante o Troféu Brasil

As duas medalhas – uma de ouro, outra de prata – conquistadas no salto sobre a mesa em etapas da Copa do Mundo em 2009 motivaram o ginasta Diego Hypolito a sonhar mais alto para as Olimpíadas de Londres. O atleta desenvolve uma nova série no aparelho para ter chances de lutar por uma vaga no pódio em outra prova além do solo, sua especialidade.

André Durão /GLOBOESPORTE.COM

Diego voa: o ginasta quer usar o salto para 'pagar dívida' após ficar fora do pódio no solo em Pequim

- Antes, eu contava muito com os erros dos outros para conseguir bons resultados. Agora, com esse novo salto, já posso disputar uma medalha nas Olimpíadas. Já que fiquei devendo uma para o Brasil nas últimas, quero pagar com juros – brincou o ginasta, que apresentará a novidade pela primeira vez na próxima sexta-feira, durante o Troféu Brasil de Ginástica, em Blumenau (SC).

O movimento (veja ao lado), que começou a ser testado pelo ginasta há duas semanas, já tem nota de partida mais alta do que o anterior (16,80 contra 16,60), mas Diego quer aumentar a dificuldade do salto aos poucos para chegar a um nível que nenhum competidor possui na atualidade: 17,20. Apenas dois atletas conseguiram chegar tão longe, o romeno Marian Dragulescu e o chinês Lu Xiaopang, campeão olímpico em Pequim no individual geral. Ambos já se aposentaram.

- Já estou conseguindo fazer um grau acima, mas não quero colocar a carroça na frente dos bois. Tenho que ficar tranquilo – explicou.

Tranquilidade parece ser mesmo a palavra-chave do ginasta para esta temporada. Ansioso por natureza, Diego admite que exagerou nas cobranças em nome da primeira medalha olímpica, sonho que foi por água abaixo quando ele caiu na final do solo e acabou fora do pódio nos Jogos de 2008. Com outra postura, garante estar vivendo o melhor ano de sua carreira.

Diego Hypolito treina forte para ficar mais tranquilo na hora da apresentação

- Os tombos fazem a gente pensar no que fez de errado. Eu hipervalorizei muita coisa. Tenho que relaxar. Estou até 1kg acima do meu peso, mas não está atrapalhando.

A disposição para aproveitar a vida fez com que o ginasta decidisse não deixar seu aniversário passar em branco. Diego completará 23 anos no dia 19, durante a competição em Blumenau. Diferentemente de anos anteriores, pretende fazer uma festa de arromba para comemorar a data quando voltar ao Rio de Janeiro.

- Estou fazendo mais coisas diferentes, aprendendo a surfar, andando de skate.

Diego embarca para a cidade catarinense nesta quarta-feira, assim como sua irmã Daniele Hypolito, que disputará a primeira competição de 2009. O Troféu Brasil será disputado entre os dias 19 e 21 de junho.