I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Além dos milhões, Record oferece "plano de carreira" a Gugu




A proposta que a Record fez ao apresentador Gugu Liberato, 50, vai além dos R$ 3 milhões mensais e de um programa dominical. A emissora também ofereceu, por escrito, uma série de benefícios, bem como mais espaço na grade de programação, nos próximos oito anos. Ooops! teve acesso a itens da minuta do contrato. O documento prevê, na prática, um "plano de carreira" para Gugu, que pode se estender até o final da próxima década.

Por esse plano, a presença do apresentador na grade de programação da Record terá um "crescendo". Além do dominical, há oferta para um outro pequeno programa diário, além de outras parcerias envolvendo produtos, imagem etc.

Pela minuta, a Record afirma que Gugu entra no ar exatos 30 dias a partir da data de assinatura do documento. Diferentemente do que fez com Ana Paula Padrão, que ainda não estreou, Gugu não teria o chamado "descanso de imagem": quando sair do SBT, um mês depois já estreará na Record.

No último domingo, Silvio Santos foi ao camarim de Gugu conversar sobre o acordo. O SBT não confirma a conversa, e tampouco que tenha sido feita algum tipo de contraproposta. Ooops! apurou que houve. Silvio ouviu que "não é dinheiro que está contando". A amigos Gugu diz que a Record lhe oferece "mais do que um salário, mas uma nova história na TV".



Solapado

A verdade é que, nos últimos anos, por várias vezes, Gugu se viu desprestigiado e sem apoio no Complexo Anhanguera. Ele notou que as chamadas para o "Domingo Legal" na grade do SBT escassearam. Hoje, quando aparecem, são sempre "frias". Grandes reportagens ou quadros não recebem a menor bola.

Além disso há uma histórica desfeita do SBT ao apresentador e sua equipe, ocorrida em setembro do ano passado. Foi possivelmente um grande divisor de águas para a equipe. O SBT publicou um enorme anúncio na imprensa escrita do Rio, convidando empresas a anunciar nos "melhores programas" da emissora.

"Anuncie para um público variado, de classes distintas, de ambos os sexos. Enfim, de todo mundo", alardeava a peça publicitária do SBT, que, a seguir, enaltecia o jornalismo da casa, suas novelas, seriados, "Hebe", "A Praça", "Astros" e, claro, o "Programa Silvio Santos".


Menos o "Domingo Legal".


Semanas atrás, Gugu também teve outra desfeita, quando uma emocionada matéria sua, na Itália, teria sido ignorada na emissora, apesar de seus muitos pedidos de destaque na grade.

O contrato de Gugu vence em março de 2010. Procurada, a assessoria do apresentador se recusou a comentar informações contidas nesta reportagem "por motivos jurídicos". No entanto, declarou que "não há nenhuma possibilidade de o contrato ser interrompido, por iniciativa de Gugu, antes de seu término".


Segundo namoro

Esta é a segunda vez que uma equipe liderada de bispos da Universal e advogados da Record assedia o jornalista e apresentador Augusto Liberato. A última conversa ocorreu entre 2003 e 2004, quando a Record lhe ofereceu o "domingo" e mais um programa ao meio-dia, tipo "Videoshow" (Globo).

Gugu acabou demovido da ideia pelo próprio Silvio Santos, que lhe ofereceu uma espécie de "parceria" no novo contrato. Gugu é, há anos, o maior faturamento do SBT. A emissora não revela a receita. Para se ter uma ideia, um merchandising pode custar até R$ 200 mil (por veiculação). Há domingos em que Gugu tem até 16 "merchans". Façam as contas.

Isso sem falar que também recebe parcela dos intervalos, e que eles estão preenchidos praticamente até o final do ano.


Coluna OOOPS! de Ricardo Feltrin da UOL.